O trabalho de 70 voluntários na confecção das peças que vão compor a decoração da 26ª Oktoberfest de Igrejinha é um dos diferenciais do evento igrejinhense. São homens e mulheres da comunidade, de todas as idades, que reservam parte do seu tempo para se dedicar à tarefa. “Funcionários da indústria e de escritórios, professoras, donas de casa e pessoas que atuam em outros segmentos abrem mão de ficar um tempo com a família para trabalhar na decoração da Oktoberfest. Todos mostram boa vontade e formam uma boa parceria”, destaca a coordenadora da Comissão de Decoração, Ronete Werb, lembrando que a maioria tem grande experiência, por desenvolver o trabalho artesanal há vários anos.
Os voluntários que preparam a decoração no Pavilhão de Shows do Parque de Eventos Almiro Grings receberam, recentemente, a visita das soberanas. A rainha Micaela Leticia Foscarini Hartz e as princesas Tamiris Geanini de Lima Volkart e Taiana Cristina Hirt colaboraram com o trabalho e confeccionaram algumas peças. Divididos em grupos, os voluntários trabalham nas terças de manhã, tarde e noite, nas quartas à noite e nas quintas-feiras de manhã, tarde e noite. O resultado será conhecido no final de setembro, quando o material produzido começará a adornar o parque, as ruas e acessos de Igrejinha: 13 mil flores e 250 guirlandas que serão instaladas na rua coberta, na ponte da cidade e nos pórticos.
Conforme Jarli Kichler, coordenadora das oficinas, a novidade deste ano é a utilização de jornal na confecção das flores, impermeabilizadas, tanto na decoração de rua como no parque. A própria comunidade mobilizouse e fez a doação de jornais para a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest). A decoração terá também painéis iguais a janelas enxaimel enfeitando as ruas. Recordará, ainda, o casamento do príncipe e da princesa, que originou a Oktoberfest, na decoração dos carros das Soberanas, do Bubchen e Mädchen (o casal infantil da festa), da Seniorin (rainha da terceira idade) e do Hans e Hannah (bonecos símbolo da Oktoberfest).


