A Justiça de Taquara decretou a prisão preventiva de Eduardo de Medeiros Aguiar, 44 anos. Ele é acusado de matar a ex-esposa, Rosane Mioranca Carrão, 38 anos, no final da tarde de quarta-feira, na rua Santo Antônio, no bairro Medianeira, em Taquara. Segundo as informações, Eduardo não aceitava a separação do casal e encontrou a mulher na saída do atelier em que ela trabalhava, tendo feito pelo menos cinco disparos contra a vítima. Além disso, ainda teria comemorado a morte da mulher. Eduardo foi preso em flagrante pela Brigada Militar cerca de 500 metros distante do crime. O homem continua na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Taquara, aguardando uma vaga prisional.
A filha da vítima, de 16 anos, e uma colega da mulher disseram à Polícia Civil, no registro de ocorrência, que Rosane trabalhou a tarde toda da quarta-feira chorando, contando que estava sendo ameaçada pelo ex-marido. Por volta de 17h30min, quando terminou o expediente de trabalho, Eduardo chegou em um táxi e desembarcou às pressas, se dirigindo contra Rosane.
Apontando um revólver, o homem disparou os cinco tiros existentes na arma contra a mulher, que morreu no local. Após a vítima cair no chão, Eduardo ainda se aproximou e desferiu chutes na cabeça dela. Ele fugiu em seguida. Acionada, a Brigada Militar passou a fazer buscas e localizou Eduardo na esquina das ruas Mundo Novo com Flores da Cunha, distante cerca de 500 metros do local. O homem foi abordado e, na sua cintura, foi apreendido um revólver calibre .38 alimentado com cinco cápsulas de munição. No bolso, havia mais cinco cartuchos.
Em diálogo com os policiais, Eduardo disse que resolveu matar a ex-esposa porque pretendia reatar o relacionamento, mas ela rejeitou e disse que já estava saindo com outro homem. O casal conviveu por 22 anos e teve três filhos, duas adolescentes, de 16 e 13 anos, e um rapaz de 21. Na conversa com os policiais, o homem também referiu que pretendia matar a mãe, a irmã e o irmão de Rosane. Foram apreendidos os telefones celulares de Eduardo e da vítima, onde as conversas no Whastapp mostram as ameaças feitas pelo preso à ex-mulher. A Polícia Civil autuou Eduardo em flagrante por feminicídio. Segundo as informações, ele comprou a arma de forma clandestina para cometer o crime.
Rosane já havia comunicado à Polícia Civil o crime de injúria, com ofensas feitas por seu ex-companheiro, mas a medida protetiva foi negada pelo Judiciário. O registro aconteceu na Polícia Civil no último dia 9. Por meio da assessoria de imprensa, o Tribunal de Justiça informou que o pedido foi rejeitado, pois foram apresentadas apenas ofensas e não ameaças de Eduardo à vítima.


