Defesa Civil de Taquara alerta comunidade sobre golpe do falso agendamento de fiscalização

Crime está ocorrendo em diversas cidades do país
Publicado em 11/08/2021 14:31 Off
Por Cleusa Silva

Preocupada com um crime que está ocorrendo em diversas cidades do Brasil, de um golpe do falso agendamento de fiscalização, a Defesa Civil de Taquara faz um alerta para a comunidade sobre golpistas se passando por agentes de fiscalização contra a Covid-19, para clonar suas contas do WhatsApp, e usar esta clonagem para fins indevidos.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler, os criminosos ligam para pessoas físicas e empresas e pedem o agendamento de uma inspeção sanitária, sob o argumento de que há alguma irregularidade no local. Eles enviam um código por SMS para as vítimas, e pedem para que as enviem de volta, para assim a clonagem ser confirmada.

“Uma pessoa recebeu uma ligação de alguém se passando ser da Defesa Civil e pediu para que ela enviasse um código para confirmar o atendimento. Ela o fez e somente ao ligar para a prefeitura percebeu que tinha caído em um golpe”, lamenta Matheus.

O coordenador reforça que a Defesa Civil faz a fiscalização dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, mas que não entra em contato com as pessoas denunciadas.

“Temos o nosso número de plantão, em que as pessoas podem ligar ou enviar mensagens para nós e avisar sobre irregularidades no Município, mas jamais agendamos visitas. Quando a denúncia é fundada com base na violação dos protocolos de segurança sanitária, é feita uma averiguação pelos agentes com carro identificado no local, sem agendamento prévio”, explica o coordenador da Defesa Civil de Taquara.

Em caso de dúvidas, os moradores de Taquara podem entrar em contato com a Defesa Civil do Município, através do telefone (51) 99303-8172, ou pelo e-mail defesacivil@taquara.rs.gov.br.

>> Deixe sua opinião: