Cultura e Lazer Geral
  COMEMORAÇÃO

Desfile do Imigrante e do Colono reúne mais de 100 veículos em Igrejinha

Atividade busca mostrar, segundo os organizadores, os potenciais agrícolas do município.

Carreteiros, tratoristas e produtores rurais em pista: assim foi comemorado o Dia do Imigrante em Igrejinha, através do tradicional desfile pelas ruas da cidade. O desfile aconteceu neste domingo (24/7) e destacou a aproximação dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, que será comemorado em 2024. Partindo da Praça Dona Helena Leão, no bairro 15 de Novembro, o desfile passou pela avenida Ildo Meneghetti e pela avenida Castelo Branco, seguindo até o Parque de Eventos Almiro Grings (parque da Oktoberfest). Ao longo do caminho, o público pôde prestigiar mais de 60 carreteiros de Igrejinha, Taquara, Parobé, Lomba Grande, Araricá e Nova Hartz, além de mais de 20 máquinas agrícolas.



Parte do desfile também destacou a patrulha mecanizada, um serviço oferecido pelo Município de Igrejinha para os produtores rurais que precisam de maquinário específico para otimizar seus processos de plantio, colheita e transporte durante a produção. O secretário de Agricultura de Igrejinha, Neimar Parreira, destaca que o desfile demonstra a força da agricultura familiar no município. “Este número expressivo de participantes, ainda que alguns sejam de cidades vizinhas, reforça o quanto a agricultura é importante na economia de Igrejinha, sendo sustento para muitas famílias. A própria Patrulha Mecanizada, que oferece serviço de maquinário, está crescendo cada vez mais. É uma alegria podermos manter essa tradição viva em nossa cidade e ver, principalmente, que a comunidade recebe e prestigia isso de braços abertos.”, diz o secretário.

O desfile contou, ainda, com carros alegóricos representando o Caminho do Rural Saudável – uma rota turística da cidade -, o grupo de mulheres rurais Girassol, da localidade de Solitária Alta, o grupo de mulheres Flores do Rio Grande, da localidade da Linha Caloni, o Agroturismo, também da localidade da Linha Caloni, entre outros. O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que o Desfile do Imigrante e Colono é uma vitrine para todas as ações voltadas para a agricultura na cidade. “Nosso Município conta com mais de 400 famílias produtoras agrícolas. Foi mais um dia importante para valorizar a cultura e o trabalho desenvolvido no campo.”, afirma Leandro.

O encerramento do desfile contou com uma cerimônia especial de premiação para os carreteiros e tratoristas mais novos e mais velhos que participaram do trajeto. Participaram da organização do desfile a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Turismo e Cultura de Igrejinha, o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Igrejinha, a Emater/RS-Ascar e a Câmara de Vereadores de Igrejinha, com patrocínio da Incorporadora Irmãos Kunst, Cooperativa Sicredi, Banco Banrisul e ASSCOL Contabilidade.

Fotos: Divulgação / Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Igrejinha