A Câmara de Vereadores de Taquara rejeitou, nesta quinta-feira, em sessão extraordinária convocada pelo prefeito Tito Lívio Jaeger Filho projeto de lei de autoria do Executivo que concedia auxílio para a realização do 17º Motoshow. O evento começa nesta sexta-feira, na sede da Associação dos Motoristas, e segue até o domingo. O auxílio de R$ 17 mil foi rejeitado com o voto contrário de 10 vereadores.
O presidente da Câmara, Eduardo Kohlrausch, argumentou que a Câmara foi contrária levando em conta as prioridades do Executivo. Segundo Kohlrausch, os vereadores reconhecem a importância do Motoshow, mas entenderam que, no momento, existem outras prioridades necessitando de investimentos em Taquara. “Temos que levar em conta que o cobertor é sempre curto”, analisou o presidente. Eduardo citou o Rotary Clube, que estaria tentando agenda com o prefeito Tito para pedir auxílio à aquisição de um novo transformador de energia elétrica para o Lar Padilha, mas que até agora não teria sido recebido.
Ainda de acordo com Kohlrausch, os vereadores também levaram em conta que o projeto chegou atrasado à análise da Câmara. Mesmo que os organizadores tenham encaminhado o pedido de auxílio à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente informou que o Executivo só entregou o projeto para ser votado no Legislativo no último dia 17, contrariando o regimento interno da Câmara, que exige a entrega das matérias em até dois dias úteis antes das sessões ordinárias.
Além de Eduardo, também foi contrária ao projeto a vereadora Sirlei Silveira, ambos filiados ao PTB, partido do prefeito Tito. Rejeitaram a matéria, ainda, os vereadores Adalberto Soares, Arleu Oliveira, Guido Mário Prass Filho e Roberto Timóteo, da bancada do Partido Progressista (PP), que faz parte da base do governo Tito. Também foram contrários os vereadores Moisés Rangel (PSC) e Valdecir Almeida (Pros), bem como os pedetistas Adalberto Lemos e Lauri Fillmann. Votaram a favor do projeto os vereadores Telmo Vieira (PTB) e Sandra Schaeffer (PSDB). Estiveram ausentes à sessão extraordinária os vereadores Luis Carlos Balbino (PTB), Nelson Martins (PMDB) e Régis Souza (PMDB).
Falando nesta sexta-feira em entrevista à Rádio Taquara, no programa Horário Nobre, o prefeito Tito lamentou a derrubada do projeto pela Câmara, dizendo que desconhecia os motivos que levaram os vereadores a não aceitar o pagamento do auxílio. Tito disse respeitar a decisão da Câmara, que é soberana. O prefeito afirmou, contudo, que estava analisando junto à assessoria jurídica do Executivo a possibilidade de remeter à Câmara um novo projeto de lei prevendo o auxílio, mas ponderou que acreditava ser difícil a situação, pois a matéria seria analisada somente após o evento ser realizado. Por enquanto, a direção do Águias do Asfalto, clube que organiza o Motoshow, ainda não se manifestou sobre a decisão da Câmara de rejeitar o auxílio ao evento.


