Dia do Diretor Escolar: diretora do Senac Taquara responde sobre as funções da profissão

Desde 2018 na direção da escola, Andresa Custodia da Silva é especialista em Gestão Escolar e graduada em Gestão Financeira
Publicado em 11/11/2021 22:43 Off
Por Vinicius Linden
Foto: Divulgação

O diretor escolar é o responsável por gerir a escola e manter o bom funcionamento do local em suas esferas física, material, política, financeira, pedagógica e emocional. Também faz parte de suas funções exercer o papel de liderança, incentivando, motivando e inspirando, diariamente, os colaboradores de sua equipe e seus alunos. Nesta sexta-feira (12), será comemorado o Dia do Diretor Escolar, por isso, a diretora do Senac Taquara, Andresa Custodia da Silva, respondeu algumas questões a respeito das funções do profissional.

Confira:

Quais as principais funções de um diretor escolar?
O diretor tem a responsabilidade de manter a escola em equilíbrio entre alunos e equipe de trabalho, assim como garantir que os alunos tenham a melhor experiência no processo de aprendizagem e que a equipe se sinta feliz e motivada.

E os principais desafios?
Os desafios são muitos, mas vejo como principal manter todos motivados. É preciso pensar em cada aluno de forma individual, e o mesmo vale para a equipe. Cada um de nós tem um fator de motivação e é preciso incentivar os professores a buscarem isso em seus alunos. O papel do diretor é buscar isso dentro de cada colaborador da sua escola.

Qual a importância do diretor para a aprendizagem dos alunos?
Temos que estar atentos a transformar o processo de aprendizagem dos alunos em algo que englobe muito mais que as técnicas ou os conhecimentos específicos de cada curso, em tornar nossos alunos cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade e das suas responsabilidades como profissionais em suas áreas de atuação.

Quais as qualidades necessárias para esse processo?
É importante ter resiliência e persistência, pois, às vezes, os processos de transformação e mudança são difíceis e a aprendizagem traz muito isto. O aluno, ao final do curso, será uma pessoa diferente, terá passado por um desenvolvimento e isso acaba gerando algumas resistências internas, mas que fazem parte do processo.

Como gerir diferentes setores para que todos harmonizem, trabalhem juntos e alcancem os objetivos da escola?
Pensar de forma individual em cada setor é importante, antes de olharmos para o todo e para o objetivo final da escola. É preciso promover um alinhamento por etapas, primeiramente dentro de cada núcleo, e depois o alinhamento do grupo como um todo.

De que forma é possível aliar as demandas administrativas e pedagógicas da escola?
É importante proporcionar momentos onde cada colaborador das diferentes áreas possam trazer as suas dificuldades nos processos e mapear o que o trabalho de cada um impacta no trabalho do outro, pois assim conseguiremos alinhar as necessidades e demandas de cada núcleo, sem perder o foco em nosso aluno.

Como fazer com que a equipe enxergue o diretor como um líder?
Acredito que essa percepção deve vir de forma natural, baseado nas atitudes do dia a dia. O líder deve estar atento aos objetivos da empresa, mas sem esquecer de olhar para a sua equipe e para os objetivos e desenvolvimento dela. Conhecer um pouco da trajetória de vida de cada um faz com que o líder crie conexões com a equipe, e isso é fundamental.

Quais os seus conselhos para diretores que estão começando?
Não esqueçam que muito mais importante que os resultados que precisamos atingir, estamos lidando com pessoas, seres únicos que carregam consigo suas histórias. Ficaremos marcados na trajetória de vida deles. Precisamos fazer com que essa marca seja a mais positiva possível.

Desde 2018 na direção do Senac Taquara, Andresa Custodia da Silva é especialista em Gestão Escolar e graduada em Gestão Financeira. Fundado em 2004, o Senac Taquara atua nas áreas de Beleza, Comércio, Comunicação, Design, Gestão, Idiomas, Informática, Moda, Segurança e Turismo, capacitando mais de 4 mil pessoas por ano, por meio de cursos EAD e presenciais em diversos níveis, além de ações extensivas.

>> Deixe sua opinião: