Geral

Dia Mundial do AVC teve ação no Hospital São Francisco de Assis

Uma atividade especial dedicada à conscientização sobre AVC foi desenvolvida pelas estagiárias de enfermagem da FACCAT que atuam na instituição
Durante a ação foram entregues materiais informativos sobre identificação e prevenção do AVC, além de verificação de pressão arterial no local (Divulgação)

Nesta quarta-feira, Dia Mundial do AVC, o Hospital São Francisco de Assis, de Parobé, realizou uma atividade especial dedicada à conscientização sobre AVC, desenvolvida pelas estagiárias de enfermagem da FACCAT que atuam na instituição. Elas estiveram em diversos pontos do hospital orientando colaboradores, visitantes e pacientes.
Durante a ação foram entregues materiais informativos sobre identificação e prevenção do AVC, além de verificação de pressão arterial no local.
O hospital parobeense atende em média 5 pessoas por semana com AVC, evidenciando a relevância de uma abordagem preventiva e educativa. No Estado do Rio Grande do Sul, o cenário é ainda mais amplo: em 2024 foram registradas 7.306 mortes por AVC, colocando o RS na 5ª posição nacional no ranking da doença.
A iniciativa faz parte do compromisso do hospital, referência em atendimento para AVC na região e certificado pela Iniciativa Angels, com a promoção da saúde e com a prevenção de agravos neurológicos graves, reforçando que a educação, a detecção precoce e o atendimento rápido fazem toda a diferença para minimizar a mortalidade e as sequelas do AVC.