Cultura e Lazer
  EM JULHO DE 2023

Diretoria de Cultura de Taquara inicia planejamento para a realização de festival de dança regional

Dança Paranhana será um evento competitivo que reunirá participantes de todo o Estado

Em julho de 2023, Taquara realizará a primeira edição do Dança Paranhana. Será um festival de caráter competitivo dividido em modalidades e categorias, e envolverá representantes de todas as cidades do Vale do Paranhana e de outras regiões do Rio Grande do Sul. A novidade foi anunciada na última sexta-feira (8), em reunião realizada entre a equipe da Diretoria de Cultura do Município com as representantes do Grupo Andanças, Rita e Vitória Candemil, e a agente de cultura e lazer do Sesc de Taquara, Schana Lehn.



O evento está previsto para ocorrer de 12 a 15 de julho de 2023, no Centro de Eventos da Faccat. “Será uma competição com apresentações de diferentes estilos, como ballet clássico, danças contemporâneas, danças urbanas, danças brasileiras, jazz, folclóricas e internacionais”, explica o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra, reforçando que as provas serão realizadas nas categorias Infantil, Júnior e Sênior, nas modalidades Solo, Duo ou Grupo. “É muito importante planejarmos a criação de novos eventos, tornando o nosso Município uma referência para a região no quesito cultural. Através da dança, vamos mostrar o que Taquara tem de melhor em cultura e arte”, complementa a prefeita Sirlei Silveira.

Próximos passos

Definida a data e o local do Dança Paranhana, Luciano conta que agora a meta é elaborar um projeto em conjunto com a Secretaria de Captação de Recursos, a fim de se buscar parceiros. “A região do Vale do Paranhana reúne vários eventos significativos. Avaliamos a capacidade de Taquara para a realização de um festival anual de dança. Temos toda a infraestrutura para isso. Pensamos na dança, pois ela assume papel fundamental nos dias de hoje enquanto forma de expressão. Torna-se uma cultura importante para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade, sendo uma arte expressiva e interdisciplinar”, destaca. A programação mais detalhada do evento será divulgada nos próximos meses.

Evento será entre os dias 12 e 15 de julho de 2023
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara