Docente do Senac Taquara dá dicas de como ser um vendedor de destaque 

Especialista em Recursos Humanos aponta as principais dicas e competências necessárias.
Publicado em 16/11/2021 15:13 | Atualizado em 16/11/2021 15:17 Off
Por Alan Júnior

Para atender um mercado cada dia mais competitivo, vender com excelência é entregar valor ao cliente, trazendo-o de volta para uma nova compra, atento às novas tendências do mercado e, ao mesmo tempo, concorrer com as vendas on-line. Mas, afinal, como ser um vendedor de destaque?  

De acordo com o especialista em Recursos Humanos e docente do Senac Taquara, há mais de dez anos, nas áreas de gestão administrativa, gestão de vendas e do programa Jovem Aprendiz, Gilmar Melo, hoje o foco de todo processo de vendas é voltado para o cliente. Por isso, o profissional de vendas precisa ter competências necessárias para a compreensão de si e do outro (o cliente). “Quando falamos em mercado de vendas citamos três grupos de competências que o vendedor precisa ter. São elas: competências profissionais, competências organizacionais e competências humanas”, explica Melo, que é pós-graduado em Administração Organizacional e Inovação.  

Competências organizacionais: resolução de problemas complexos, negociação, organização e planejamento; 

Competências profissionais: liderança, trabalho em equipe, foco em resultados, foco no cliente e gestão de conflitos; 

Competências humanas: empatia, criatividade, comunicação e assertividade. 

Para exemplificar melhor, o especialista lista cinco dicas indispensáveis para ser um vendedor de sucesso:  

  1. Esteja preparado: conheça todo o processo de vendas;  
  2. Tenha uma comunicação assertiva; 
  3. Tenha uma postura empática e respeito às diferenças; 
  4. Seja um profissional que faz a diferença na vida dos clientes. Afinal, o vendedor realiza o sonho do cliente;  
  5. Dê sempre o seu melhor: seja otimista e demonstre para o cliente a sua emoção em vender. 

Segundo o docente, as transformações estão acontecendo muito rápido e impactando diretamente quatro pilares: o social, o econômico, o cultural e o ambiental. E baseado nesse cenário, os processos de aprendizagem dos cursos do Senac Taquara na formação de vendedores, vão além das habilidades técnicas que o mercado de trabalho exige, pois são trabalhadas, principalmente, habilidades e competências que esse profissional deve ter para ingressar e permanecer no mercado de trabalho.  

Ou seja, o Senac oferece capacitação de qualidade baseada nas suas marcas formativas. São elas: domínio-técnico científico, atitude empreendedora, visão crítica, atitude sustentável e atitude colaborativa. “Com certeza irão fazer um grande diferencial no perfil do futuro profissional de vendas, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, visto que profissionais que possuem essas competências serão mais valorizados no mercado”, destaca Melo 

Além disso, o Senac Taquara atua em várias cidades na sua área de abrangência, entre elas, Igrejinha, Nova Hartz, Rolante, Parobé e Riozinho. “A escola ainda é referência na formação de talentos que hoje fazem parte do quadro de grandes organizações do varejo na nossa região”, finaliza o docente.  

*Gilmar Melo: tem graduação em Gestão de Recursos Humanos; pós-graduação em Administração Organizacional e Inovação; em Psicopedagogia Institucional; em Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas; em Educação a Distância: Gestão e Tutoria e em Docência do Ensino Profissional e Ensino Técnico (cursando). Também tem MBA em Gestão Empresarial e, há mais de dez anos, é professor no Senac nas áreas de gestão administrativa, gestão de vendas e do programa Jovem Aprendiz. 

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