
Nesta segunda-feira (15), a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Taquara, a diretoria de Cultura, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e o Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann irão apresentar o documentário “Mais que comida, chopp e dança: o Kerb como parte do folclore e patrimônio imaterial da comunidade taquarense”. A iniciativa integra a Semana do Folclore que ocorrerá até 20 de agosto e é organizada pela Comissão Gaúcha de Folclore.
O documentário será transmitido às 19h, nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Prefeitura de Taquara e do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e contará com a participação da historiadora Vania Inês Avila Priamo, do pesquisador e professor Telmo de Jesus Carlotto e do representante do grupo que iniciou a Associação de Reis do Kerb (Arekerb), Jair Pedro Hess.
“Os bailes de Kerb já fizeram parte de muitas famílias e ainda são realizados em algumas comunidades. É uma cultura muito antiga e apresentar um pouco deste patrimônio imaterial, com a participação de pessoas influentes da nossa região é cultivar a nossa cultura e passá-la às próximas gerações”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.
Dia Municipal da Mateada
Integrando a Semana do Folclore ocorrerá, no dia 28 de agosto, no Parque do Trabalhador, o Dia Municipal da Mateada, organizado pela diretoria de Cultura.
Idealizada pelos vereadores Carmem Fontoura e Júnior Eltz, a Lei Municipal foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela prefeita Sirlei Silveira.
A data foi pensada em reunião com representantes de entidades tradicionalistas do Município, em alusão ao Dia do Folclore, comemorado mundialmente em 22 de agosto, para celebrar as características culturais locais.


