Geral Negócios
  POSTUROLOGIA

Dr. Christofer Rocha: fisioterapeuta de Taquara que foi pioneiro na técnica da Posturologia no Rio Grande do Sul

Profissional está habilitado para ministrar cursos na área e, atualmente, também se dedica a confecção de palmilha neurossensorial
Fotos: Divulgação

Formado em Fisioterapia pela Universidade Feevale, Dr. Christofer Rocha desde a graduação sempre se interessou pelo funcionamento das formas de equilíbrio do corpo humano. Após realizar algumas especializações fora do Brasil, o profissional de Taquara foi o pioneiro no Rio Grande do Sul a trabalhar com a Posturologia, técnica de origem francesa que visa investigar os desequilíbrios dos captores responsáveis pela regulação postural e sua influência no nosso corpo.

Natural de Porto Alegre, Christofer começou a trabalhar cedo, cursando informática e se dedicando a atividades da área. Mas a vontade de contribuir com o bem-estar do próximo falou mais alto e ele então ingressou no curso de Fisioterapia, se formando em 2007.

Com seu consultório instalado em Taquara, há 14 anos, Dr. Christofer Rocha também já trabalhou em Novo Hamburgo, Riozinho e Porto Alegre. E há cerca de 10 anos, após realizar especializações na França e na Espanha, o fisioterapeuta passou a trabalhar com Posturologia, analisando o corpo humano como um sistema integrado e investigando seu funcionamento e possíveis desequilíbrios.

“Eu sempre fui um curioso do corpo humano. Então, ao longo da minha formação eu tive a oportunidade de buscar conhecimento fora do país e entender um pouco melhor como é o funcionamento do corpo humano de forma integrada. E já faço isso há 14 anos, em meu consultório aqui em Taquara. Hoje eu me sinto uma pessoa realizada na minha profissão, por ter conseguido buscar essas informações e poder contribuir com a qualidade de vida das pessoas”, analisa o fisioterapeuta de Taquara.

De acordo com o profissional, o tratamento posturológico engloba uma série de análises, como a postura do paciente e do seu eixo gravitacional, procurando desarmonias entre as articulações dos pés, tornozelos, joelhos, quadril, coluna vertebral e até mesmo posição mandibular.

“Realizada esta primeira etapa das medições, é necessário verificar qual captor postural se encontra em desequilíbrio com testes clínicos. O próximo passo é verificar como está distribuída as cargas do corpo desse paciente sob os pés, no exame baropodométrico, também conhecido como ‘teste da pisada’ e como o seu corpo está oscilando e recrutando sua musculatura para manter a postura no exame estabilométrico”, explica Dr. Christofer.

Feito esta análise, de forma individual e levando em conta aspectos da vida do paciente, é hora de realizar o tratamento, utilizando exercícios específicos para a correção da postura e, se necessário, também é confeccionada uma palmilha específica e personalizada para as dores do paciente.

Um dos primeiros fisioterapeutas do Brasil a trabalhar com a Posturologia, e o primeiro do Rio Grande do Sul, Dr. Christofer Rocha também está habilitado para ministrar cursos na área e, atualmente, ainda se dedica a confecção de palmilha neurossensorial.

“A Posturologia é uma especialidade europeia. Por ser uma área nova no Brasil, existiam poucos profissionais capacitados. Sendo assim, logo que iniciei meus atendimentos na área eu fui convidado para ministrar cursos em uma escola de São Paulo”, relata o fisioterapeuta de Taquara.

Especialista também em Acupuntura, desde 2011, Dr. Christofer Rocha atende na rua Arnaldo da Costa Bard, nº 2940 (Edifício Fleming), na sala 402, no Centro, em Taquara. Consultas podem ser agendadas pelo telefone (51) 99288-2983. Mais informações sobre Posturologia e sobre o trabalho do fisioterapeuta taquarense podem ser obtidas no site www.christoferrocha.com.br/posturologia/ ou no Instagram, no link https://www.instagram.com/drchristoferrocha/.