
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, realizou, nesta quinta-feira (7), visita aos cartórios eleitorais da região, em Igrejinha e Taquara. Na ocasião, foi recebido pelos magistrados locais e funcionários das repartições, conhecendo o funcionamento da Justiça Eleitoral nos municípios. Dois temas pautaram a visita do desembargador, a campanha para que a população realize o cadastro biométrico e, ainda, o combate à proliferação de notícias falsas (fake news).
De acordo com Dall’Agnol, as visitas têm dois propósitos: verificar, no próprio local, as necessidades das zonas eleitorais e o lançamento das campanhas de recadastro biométrico. No tocante à condição dos cartórios, o magistrado enfatizou que, no ano passado, o TRE ficou focado na organização das eleições. “Nesse ano, tanto a presidência quanto a corregedoria, decidiram se debruçarem sobre as zonas eleitorais. Aprendemos bastante com as últimas eleições, mas ainda há alguns pontos que exigem dedicação maior. Também procuramos acompanhar as necessidades dos nossos servidores, que, no último pleito, demonstraram um vigor e capacidade de trabalho fora do comum”, reforçou.
Quanto à biometria, no Vale do Paranhana já houve o recadastro completo para os municípios de Rolante, Riozinho e Três Coroas. Em Igrejinha e Parobé, está em andamento o recadastro biométrico com vistas ao próximo pleito. Já em Taquara, embora os eleitores que procurem o Cartório façam o recadastro biométrico, ainda não foi divulgada convocação obrigatória aos eleitores. Todos que procurarem o Cartório Eleitoral já efetuam o recadastramento, com a coleta da biometria, e a orientação da Justiça é de que os eleitores não deixem estes procedimentos para a última hora: aproveitem eventuais tempos livres e compareçam ao local. O serviço é gratuito.
O presidente do TRE enfatizou a importância do eleitor fazer o recadastro biométrico, até para a segurança do pleito, evitando duplicidade de títulos. “Se não queremos eleições com fantasmas e laranjas, precisamos ajudar a Justiça Eleitoral a depurar o cadastro de eleitores. A biometria é a ferramenta indispensável para termos a verdadeira identidade entre o número de eleitores e votantes. Se buscamos eleições limpas, adequadas, que correspondam à vontade efetiva do eleitor, a biometria é o caminho para que possamos alcançar este ideal”, enfatizou.
Combate às fake news
Jorge Dall’Agnol ainda comentou a proliferação de notícias falsas que ocorreu nas últimas eleições, em especial por meio de redes sociais. “Quando surgiram, vimos que as pessoas ficaram um pouco atordoadas, não sabiam o que era verdadeiro ou não. Muito do que surgiu acreditamos que ocorreu porque esquecemos de reaproximar o eleitor das urnas”, comentou o presidente do TRE. Para o magistrado, o eleitor, diante das urnas que há 22 anos estão em uso, parece que estava utilizando o equipamento pela primeira vez. “Tanto que tivemos situações como um vídeo, divulgado nas redes sociais, em que o eleitor digitava um número e estava anulando, quando na realidade ele estava lançando o número para presidente no local que era pra governador”, explicou, dizendo que, embora tenha sido uma eleição complexa, há vários pontos que serão alvo de uma campanha de esclarecimento da Justiça Eleitoral para evitar situações que possam confundir a população.


