Emoção e alegria marcam a solenidade de entrega dos títulos de Cidadão e Benemérito Cidadão Taquarense

Ao todo, 14 pessoas receberam a honraria
Publicado em 25/11/2021 20:56 | Atualizado em 25/11/2021 20:57 Off
Por Cleusa Silva
Fotos: Cleusa Silva/Rádio Taquara

Realizada na noite de quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Taquara, a sessão solene de entrega dos títulos de Cidadão e Benemérito Cidadão Taquarense foi marcada pela alegria dos homenageados e também pela emoção do público ao ouvir as histórias de vida e os relevantes serviços que os indicados tem prestado à comunidade.

As indicações foram feitas pelos vereadores e aprovadas anteriormente, em votação feita no plenário. Este ano, apenas o vereador Sandro Montemezzo optou por não indicar ninguém. Ao todo, 14 pessoas receberam a honraria.

Edemar Bueno de Souza

Homenageado com o Título de Cidadão Taquarense, proposto por Telmo Vieira

Natural de Palmeira das Missões, Edemar reside em Taquara desde 1993, cidade que escolheu para trabalhar, estudar e concretizar o seu sonho profissional. Após concluir a educação básica, ingressou no Ensino Superior, concluindo a Licenciatura em História, em 2007. Realizou ainda uma especializações em Gestão e Supervisão Escolar, Orientação Educacional, e Metodologias do Ensino de História e Geografia. Em 2017, concluiu sua segunda Licenciatura, em Pedagogia.

Ingressou na rede de ensino de Taquara em 2002, atuando nas escolas EEEF Rodolfo Von Ihering, EMEF João Martins Nunes, EMEF Luís Boes, EMEF Júlio Maurer, EMEF Getúlio Vargas, EMEF Rosa Elsa Mertins, EMEF 25 de Julho, EMEI Vovó Arlete, EMEF 17 de Abril, Colégio Municipal Theóphilo Sauer e, atualmente, está na EMEF Zeferino Vicente Neves Filho.

Edemar acredita na Educação e no diálogo como principais ferramentas para o sucesso de todos os cidadãos. Ao longo destes dezenove anos dedicados à Educação, viu vários dos seus alunos seguindo a sua escolha profissional e segue contribuindo com a formação intelectual e moral de tantos alunos.

Aldirino Aires da Silva

Homenageado com o Título de Cidadão Taquarense, proposto por Carmem Fontoura.

Natural de Santo Ângelo, trabalhou na lavoura desde seus 11 anos. Veio para Taquara em 1990 e então começou a trabalhar em fábrica de calçados.

Morando no loteamento Eldorado há 26 anos, depois que se aposentou Aldirino passou a se dedicar à comunidade do bairro, de forma voluntária.

Atualmente, é o responsável pela horta comunitária que tem na comunidade, cultivando os alimentos plantados de forma natural, sem agrotóxicos, levando esses alimentos para escolas do bairro.

Waldemar David Pereira Dias

Homenageado com o Título de Benemérito Cidadão Taquarense, proposto por Adalberto Soares.

Natural de Santa Cristina do Pinhal, 5º distrito de Taquara na época, é morador de Taquara desde 1970. Estudou na escola Santarém, hoje Colégio Theóphilo Sauer. Trabalhou nas cidades de Montenegro, Gramado, Caxias do Sul, Porto Alegre e Taquara.

Formado pela Academia de Bombeiro Militar do Comando dos Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), em Gestão Pública, também se formou em História, pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), e tem pós-graduação em Gestão Continuada.

Comandou o Corpo de Bombeiros Militar de Taquara, que tem 49 anos de fundação, em três ocasiões: em 2010, entre os anos de 2014 a 2015 e, desde 2019, é o atual comandante do quartel.

Tenente Dias, como é mais conhecido, tem 33 anos de efetivo serviço na instituição e é o comandante que ficou mais tempo no comando da do Corpo de Bombeiros de Taquara.

Cláudia Rocha Azocar

Homenageada com o Título de Cidadã Taquarense, proposto por Jaimara Ribeiro.

Nasceu em Pelotas e, após morar em cidades como Osório e Porto Alegre, em função do trabalho de seu pai, retornou a Pelotas e se formou em Medicina em julho de 1991, com especialização em Pediatria.

Iniciou sua carreira profissional em Pelotas, depois se mudou para Pinheiro Machado, em 1995, trabalhando nesta cidade por 10 anos, prestando serviços à Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Pinheiro Machado e consultório particular, além de exercer o cargo de presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) por três anos.

Em 2005, veio para Taquara, atuando na Secretaria de Saúde e nas UBS do município, nos bairros Santa Teresinha, Santa Maria, Mundo Novo e Empresa. Atualmente, segue trabalhando na UBS do Bairro Empresa.

Paulo Getúlio Prates Maia

Homenageado com o Título de Cidadão Taquarense, proposto por Armando Schneider da Silva.

Foto: Igor dos Santos/Câmara de Vereadores de Taquara

Conhecido como Paulo Maia, nasceu em na cidade de Sarandi, e ainda criança veio para Taquara, junto com sua família. Começou sua vida como vendedor e foi gerente de vendas de grandes empresas da cidade. Em 1997, juntamente com sua esposa, abriu o Atacado Léia, empresa que atualmente conta com três empresas na região emprega mais de 60 funcionários diretos.

Com forte participação em clubes e grupos da cidade, Paulo está sempre ajudando as pessoas da região, em casos de enchentes e desastres naturais, e também neste período de pandemia.

Juntamente com um grupo de amigos, já disponibilizou cursos para os policiais da cidade, e tem contribuído com a reforma e ampliação da estrutura da Brigada Militar em Taquara.

José Roberto dos Santos Crippa

Homenageado com o Título de Benemérito Cidadão Taquarense, proposto por Dodô Mello.

Mais conhecido como Zézo, é natural e reside em Taquara, e se formou no curso Técnico em Enfermagem em 2020. Atuou profissionalmente na Farmácia Municipal de Taquara, entre os anos de 2013 a 2014, e posteriormente foi assessor do vice-prefeito.

Zézo, que atualmente é cuidador de idosos, se tornou um cidadão muito conhecido em nossa cidade e região, por promover atividades com bingos e vispadas, além de ser voluntário da Festa das Crianças, promovida anualmente no bairro Medianeira.

Roselane Müller Willrich

Homenageada com o Título de Benemérita Cidadã Taquarense, proposto por Elias da Enfermagem.

Natural e residente em Taquara, é casada com Fernando Carlos Willrich. Cursou Medicina de 1993 a 1998, é pós-graduada em Geriatria e foi aprovada no concurso público de médico da Prefeitura de Taquara, no ano de 2002, permanecendo no cargo até o ano de 2007.

Ao longo de sua carreira conquistou aprovação em concurso público de perito médico federal e atua até hoje na Previdência Social de Taquara. De volta a Secretaria de Saúde de Taquara, iniciou o ambulatório de AIDS DST e trabalhou nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Mundo Novo, Empresa, Santa Teresinha. Atualmente, Dra. Rose como é mais conhecida, atua em plantões no Posto de Saúde Central Darcy Ribeiro, o Posto de Saúde 24h.

Abílio Marques

Homenageado com o Título de Benemérito Cidadão Taquarense, proposto por Lissandro Rodrigues (Neni).

Natural de Taquara, desde a infância sempre teve grande paixão por trabalhar como carpinteiro e marceneiro. Teve fábrica de móveis e de cepas para calçados, gerando inúmeros empregos na localidade de Rio da Ilha. Nos anos 70, ministrou aulas de marcenaria em sua fábrica de móveis, formando vários alunos no ramo, através de cursos do Senac. Ultimamente, mesmo tendo dificuldades de visão, quando pode, ainda faz pequenos trabalhos como entretenimento.

Apaixonado também por música desde a adolescência, aprendeu a tocar, de ouvido, o acordeão, atuando como músico em algumas bandas típicas do folclore alemão, em bailes pelo interior do município e cidades vizinhas.

Seu Abílio também foi voluntário no Esporte Clube Riograndense, onde em sua gestão reformou o campo e construiu vestiários, esteve também à frente da Comunidade Católica Nossa Senhora das Dores, onde atuou por várias vezes como presidente e liderou a construção do ginásio hoje existente na localidade.

Ajudou inúmeras pessoas de baixa renda e também vizinhos, levando em consultas médicas ou hospitais, e foi um dos responsáveis pela vinda da fábrica de calçados Bibi para a localidade de Vila Teresa, chegando a fazer permuta de terras com vizinhos, para que a empresa pudesse ser instalada e gerar novos empregos para a região.

Maheli Bueno

Homenageado com o Título de Benemérito Cidadão Taquarense, proposto por Everton Rosa.

Nascido em Taquara, pastor Maheli atualmente reside em Novo Hamburgo, mas tem uma chácara na localidade de Pega Fogo Alto, onde passa boa parte dos finais de semana, mantendo suas origens.

Cursou Teologia por quatro anos, mas sua grande experiência foi com seu pai, o também pastor Francisco Bueno. Há 35 anos no pastorado da Igreja Batista Betel, também é responsável por 11 congregações da Igreja Batista Betel, que tem sede em Novo Hamburgo, e tem grande participação com a Igreja Batista Betel da localidade de Pega Fogo.

Angela Maria da Silva

Homenageado com o Título de Benemérita Cidadã Taquarense, proposto por Júnior Eltz.

Natural de Taquara, Angela é moradora do distrito de Pega Fogo, onde, juntamente com seu marido, é proprietária de uma pedreira, local em que também trabalha, desempenhando várias funções.

Principal fonte de renda do interior de Taquara, a extração de pedra grés serve para abastecer empresas e lojas de materiais de construção, sendo utilizada em construções de todo Rio Grande do Sul.

Em razão do seu trabalho, Angela foi escolhida para representar as mulheres empreendedoras, moradoras do interior e também outras trabalhadoras das pedreiras, representando assim a força da mulher do interior.

Roger Montesino Batista

Homenageado com o Título de Cidadão Taquarense, proposto por Magali Silva.

Foto: Igor dos Santos/Câmara de Vereadores de Taquara

Natural de Cuba, e formado em Medicina em julho de 2000, Roger iniciou no Programa Mais Médicos para o Brasil em novembro de 2013, trabalhando até novembro de 2018.

Trabalhou na atenção primária de saúde, e concluiu como especialista em primeiro grau de medicina geral integral no ano 2006. Trabalhou na missão médica Bairro Adentro, na república Bolivariana de Venezuela, durante três anos, e desempenhou o cargo de vice-diretor de Higiene e Epidemiologia, numa cidade do interior de Santiago de Cuba.

Começou a trabalhar no programa Mais Médicos para o Brasil, fazendo parte dos primeiros médicos cubanos para atuar na atenção primária, em novembro de 2013, atuando na comunidade de Fazenda Fialho por um período de cinco anos.

Durante esse período, concluiu o curso de especialização em Saúde da Família, na Universidade Federal de Ciências em Saúde de Porto Alegre, além de outras espcecializações, na modalidade à distâmcia, da Universidade Federal de Maranhão e Universidade Federal de Rio Grande do Norte, concluindo um total de 25 cursos, com o objetivo de aperfeiçoar os cuidados à saúde no nível da atenção primária.

Samuel Bueno Barboza

Homenageado com o Título de Cidadão Taquarense, proposto por Adalberto Lemos.

Nascido em Palmeira das Missões, Samuel atualmente reside no bairro Cruzeiro do Sul e é acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física. Formado em vários cursos técnicos profissionalizantes, como metalmecânica, comandos elétricos, elétrica industrial, tornearia, soldagem e automação industrial, é proprietário da Empresa SB Prestação de Serviços em Serralheria e docente em Educação Física e na arte marcial Tae-kwon-do na Escola Municipal João Darci Nunes.

Praticante de Tae-Kwon-Do desde 1994, e graduado com o nível mais elevado no, Samuel desenvolveu, em 2016, o projeto SB União de Tae-kwon-do, no bairro Empresa, e atualmente atende crianças e adolescentes de seis a 18 anos de idade, incentivando a prática de uma atividade esportiva e ensinando seus princípios e ética, como cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espirito indomável.

Milton Tavares de Almeida

Homenageado com o Título de Cidadão Taquarense, proposto por Jorginho Almeida

Foto: Igor dos Santos/Câmara de Vereadores de Taquara

Nascido em Palmeira das Missões, chegou em Taquara em 1982, trabalhando na indústria calçadista por muitos anos, e atualmente atua como cabeleireiro.

Neste período se dedicou à comunidade de Taquara, dando auxilio espiritual às pessoas e famílias com necessidades.

O evangelista Milton é pastor encarregado na congregação da Igreja Assembleia de Deus, no bairro Empresa, atuando também como vice-presidente por oito anos na Igreja Assembleia de Deus de Taquara.

Rosane de Oliveira Oliveira

Homenageada com o Título de Cidadã Taquarense, proposto por Marcelo Maciel.

Natural de Camaquã, Rosane é Delegada de Polícia. Cursou a Faculdade de Direito em Pelotas, e foi presidente da OAB/Subseção de Camaquã.

Ingressou na Polícia Civil exercendo as funções de Delegada de Polícia, em 1999, tendo como primeira lotação a cidade de Itaqui, onde permaneceu por cerca de um ano. Também passou pela delegacia de Rio Pardo e, posteriormente, foi lotada na cidade de Novo Hamburgo, onde permaneceu por dez anos, na titularidade da 2ª Delegacia de Polícia e instalando a Delegacia Especializada no Atendimento para a Mulher, em 2006, ano em que passou a vigorar a Lei Maria da Penha.

Em seguida, assumiu a titularidade da 18ª Delegacia de Polícia, em Porto Alegre, ocasião em que foram criados os territórios da Paz, no bairro Rubem Berta. Permaneceu neste local até assumir a titularidade da Delegacia para a Mulher (DEAM), em Porto Alegre, permanecendo por cerca de dois anos.

Após a DEAM, a delegada Rosane assumiu o cargo de secretária geral do Conselho Superior de Polícia, onde permaneceu até a assumir a titularidade da Delegacia de Taquara e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Taquara.

Rosane foi a primeira Delegada do Estado a se formar na Força Nacional, e está há 23 anos se dedicando à função de Delegada de Polícia.

Fotos: Cleusa Silva/Rádio Taquara

Foto: Igor dos Santos/Câmara de Vereadores de Taquara
>> Deixe sua opinião: