Geral
  LAR PADILHA

Encontros de autocuidado são promovidos aos profissionais do Lar Padilha em Taquara

Atividades também envolvem práticas sobre espiritualidade, voltadas para a saúde mental
Fotos: Divulgação/Lar Padilha

Com a proposta de fortalecer habilidades pessoais diante de situações de violação de direitos, potencializadas pelos impactos gerados pela pandemia de Covid-19, e em ações de proteção e prevenção de violências, estão sendo promovidas uma série de encontros de autocuidado voltados aos profissionais que trabalham no Lar Padilha em Taquara.

Intitulado como “Bem Viver”, o projeto é desenvolvido pela Coordenação de Diaconia, através da Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e envolve práticas sobre autocuidado, cuidado coletivo e vivência da espiritualidade voltadas para a saúde mental.

Na manhã de quarta-feira (06), foi promovido o quarto encontro do projeto, na chácara do Lar Padilha, na localidade de mesmo nome, no interior de Taquara, e as atividades foram ministradas pela pastora Ana Paula Genehr e pela diácona Carla Vilma Jandrey.

Conforme a direção do Lar Padilha, a principal abordagem que tem sido utilizada nos encontros é a Técnica de Redução de Estresse (TER), que trabalha sete exercícios para liberar estresse e tensão, durante cerca de 45 minutos, realizadas no período das reuniões de equipe da instituição.

Para a educadora social, Nadine Fischer, a técnica utilizada durante os encontros tem proporcionado o relaxamento do corpo.

“Me sinto mais leve e relaxada, parece que tiro um peso dos meus ombros”, afirma Nadine.

Segundo a coordenadora do Lar, Tairine Vogt, a cada encontro realizado “percebe-se que os tremores gerados durante os exercícios melhoram, potencializando a sensação de bem-estar”, destaca Tairine.

O projeto prevê o total de cinco encontros, mas a ideia é de tornar a prática desses exercícios um hábito.

“Já que gera mais calma e equilíbrio para lidar com os desafios diários que enfrentamos”, pontuou Fernandes Vieira dos Santos, diretor do Lar Padilha.