
Desde julho, a Escola Cívico-Militar (Ecim) de Taquara está recebendo uma reforma estrutural. O local passou por obras em todos os seus setores, e agora está com uma cozinha ampliada, cobertura na quadra, e nova pintura interna e externa, para atender aos 204 alunos matriculados, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Os trabalhos já estão praticamente concluídos, e tudo ficará pronto até o início do ano letivo de 2024.
“A Escola Cívico-Militar é um orgulho para nossa cidade. É a única escola nesta modalidade que é em turno integral, em um modelo educacional de muito sucesso. Estamos felizes em termos avançado com esta importante obra, que beneficiará os alunos a partir do ano que vem”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
Conforme a Prefeitura de Taquara, para a realização da obra na Ecim foi investido o valor de R$ 380 mil, utilizados na realização da cobertura da quadra esportiva, permitindo a prática das atividades físicas também em dias de chuva, na ampliação da cozinha da instituição e com a aquisição de um novo mobiliário, forno e fogão industriais, além de fornos elétricos.
Também foram feitas reformas nos banheiros dos estudantes e dos professores, assim como uma pintura nova nas salas e na fachada da escola.
“Todas estas reformas são muito importantes, pois isso proporciona mais qualidade de vida para os alunos, professores e demais funcionários da Ecim. Em breve, conseguiremos concluir a reforma, para receber bem as nossas crianças”, completa a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Amaral.
Também foram feitos investimentos em melhorias para a prática das atividades dos alunos. Para o próximo ano letivo, a escola contará com duas novas mesas para a prática de tênis de mesa, e uma personalizada para a prática de futemesa.

Ajustes para a finalização
A diretora da Ecim, Andreza Eltz Cunha, comenta que as obras estão 95% concluídas. Ela lembra que, entre o que ainda falta para ser concluído, está a pintura da quadra esportiva e de uma parede, bem como algumas instalações elétricas pontuais.
“Tivemos uma obra grandiosa, e que se estendeu em razão de ser feita durante o período letivo. Mas todo este trabalho foi muito importante, pois mudou de forma notória a nossa escola, com transformações positivas”, afirma Andreza.
Para a gestora, as melhorias na escola tornarão um ambiente ainda melhor para o próximo ano letivo.
“Vamos entrar o ano com tudo novo. As mudanças também deixaram os pais dos nossos alunos muito felizes e satisfeitos, pois viram as melhorias feitas na reforma da escola. As crianças estarão num ambiente bonito, que fará total diferença para todos “, completa a diretora da Ecim de Taquara.



