Educação Geral
  EDUCAÇÃO

Escola Vera Marks Iribarry reinaugura com imóvel próprio em Taquara

Escola era a única de educação infantil que ainda funcionava em um prédio alugado.

“Estamos felizes porque os alunos da Emei Vera Marks Iribarry passaram a ter um local maior para as suas aulas.” A frase da prefeita Sirlei Silveira destaca o sentimento de pais e responsáveis por alunos e professores da escola de educação infantil da Rua Marechal Floriano, n° 285, no Bairro Petrópolis, reinaugurada em um novo endereço. Muito embora já estivesse em funcionamento desde fevereiro, o espaço foi oficialmente entregue nesta quinta-feira (31) à comunidade.

A Emei Vera Marks, sob direção de Renata Denise Bandeira Schefler, era a única escola municipal de educação infantil que ainda funcionava em um prédio alugado. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, a mudança desta Emei para um prédio próprio era uma das prioridades da Administração, em colocar todas as escolas em endereços do Município, garantindo o investimento permanente de recursos em suas instalações.

“Além disso, o educandário terá um amplo pátio para que as crianças brinquem fora da sala de aula, para garantir grandes vivências da infância dos nossos alunos, e dialogando com as abordagens que já trabalhamos na educação infantil do Município. Este novo espaço foi pensado neste sentido, de acolhimento junto à comunidade e às famílias dos pequenos”, destaca. O investimento da compra do imóvel próprio foi de R$ 850 mil.

Sede própria para celebrar os 10 anos

A celebração da sede própria da escola Vera Marks é um momento muito especial para toda a comunidade, equipe docente e Administração Municipal. Inaugurada no dia 2 de fevereiro de 2012, em um espaço cedido pela Igreja Adventista, na Rua Germano Paiva, no Bairro Mundo Novo, a Emei permaneceu nesse endereço por quatro anos.

Após este período, mudou-se para um espaço locado na rua João Bayer, no Bairro Petrópolis, no qual manteve o atendimento às crianças por um período de cinco anos. Em 2021, na atual gestão municipal, a escola passou a ocupar o endereço onde já estava instalado o anexo da Emei Vovó Domênica, na rua Alfredo Felipe Kraemer, Bairro Petrópolis, num espaço também alugado, onde exerceu suas atividades por um ano.

Por fim, agora em 2022, já com dez anos de história, a Vera Marks passou a exercer suas atividades na sua própria sede. “Esta casa foi adquirida e planejada com muito carinho e comprometimento, pensando no bem-estar das crianças que fazem parte desta escola. Cada sala, cada cantinho foi preparado com o desejo de que aqui, além das crianças estarem num lugar de cuidado, propício às aprendizagens e descobertas, elas possam viver momentos inesquecíveis, cheios de afeto, amizade e alegria”, completou Carla.

Metodologia de ensino

A proposta pedagógica das duas escolas terá a metodologia Reggio Emilia, que foi criada em uma região de mesmo nome no norte da Itália. Após a Segunda Guerra Mundial, as famílias que viviam nesta localidade passaram a colaborar com os educadores para o desenvolvimento de um sistema público de educação infantil. A proposta é considerada atualmente como uma referência mundial na abordagem para as crianças.

Fotos: Divulgação / Cris Vargas