Geral

Evento alusivo ao Outubro Rosa reforça importância da prevenção e do autocuidado em Igrejinha

O evento alusivo ao Outubro Rosa, realizado na noite de quinta-feira (30) em Igrejinha, promoveu um momento de reflexão sobre
(Foto: divulgação)

O evento alusivo ao Outubro Rosa, realizado na noite de quinta-feira (30) em Igrejinha, promoveu um momento de reflexão sobre prevenção, autocuidado e diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação, organizada pelo Gabinete da Primeira-Dama, ocorreu no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch, após a programação ser adaptada devido à previsão de chuva. Originalmente, seria realizada uma caminhada pelas ruas da cidade.

Durante a abertura, o prefeito Leandro Hörlle e o secretário de Saúde, Vinicio Wallauer, destacaram a relevância de mobilizações como esta para fortalecer a conscientização sobre a saúde da mulher.

O oncologista Eduardo Kunst, da Clínica Artha, apresentou dados e estatísticas sobre o câncer de mama, ressaltando a importância dos exames regulares, do acompanhamento médico e da atenção aos fatores de risco. Em seguida, a enfermeira Claudiane Faccin, da Secretaria de Saúde, conduziu uma fala sobre autocuidado, enfatizando a necessidade de que as mulheres priorizem sua saúde física e emocional.

O evento encerrou com um momento de oração conduzido por Solange Sette, que levou uma mensagem de fé e esperança ao público.

A ação contou com o apoio de entidades locais, como CDL Mulher, AFAH, Sindicato das Indústrias de Igrejinha, Loja Aquele Mimo e Sette Auto Center, reforçando a rede de colaboração em prol da conscientização e do cuidado com a saúde feminina.