Educação Geral
  CAPACITAÇÃO

Faccat promoverá curso de probabilidade e estatística para professores do ensino fundamental

Inscrições seguem até o dia 04 de maio
Foto: Imagem ilustrativa

Com o objetivo de auxiliar os professores do ensino fundamental a melhor prepararem seus planejamentos de aula, a licenciatura de Matemática das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) promoverá, no mês de maio, um curso de probabilidade e estatística, intitulado “Como desenvolver as competências de estatística e probabilidade propostas pela BNCC para os Anos Finais?”.

A formação, ministrada por Clarissa Coragem Ballejo e Elisabete Rambo Braga, ocorrerá nos dias 06, 13, 20 e 27 de maio e 03 de junho, sendo os encontros dos dias 13 e 27 de maio de forma on-line. As inscrições seguem até o dia 04 de maio e devem ser feitas no site da Faccat, pelo link www.faccat.br/cursoseeventos .

De acordo com um dos organizadores da ação, o professor Magnus Ody, o curso é importante porque procura atender uma exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Fundamental.

“A estatística e probabilidade são uma das cinco unidades temáticas sugeridas pela Base Nacional Curricular enquanto normativa”, esclarece o professor.

Foto: Claucia Ferreira/Faccat

Ody ainda explica que o curso tem como principal objetivo promover o “letramento matemático” no Ensino Fundamental.

“Os professores que trabalham nas redes municipais precisam fazer seus planejamentos, pensando nas competências a serem desenvolvidas, depois nas habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, e enfim, quais são os objetos do conhecimento a serem trabalhados”, esclarece o professor da Faccat.

Atividades práticas em sala de aula

Durante o curso serão trabalhadas atividades práticas de como exercer as propostas de ensino-aprendizagem, baseadas em competências dentro desses dois campos de estatísticas e probabilidades.

“Isso tem sido um desafio para os professores, pois muitos se sentem desafiados para ensinarem estatística e probabilidade, e esses são conteúdos muito presentes no dia a dia. Estão presentes no contexto do dia a dia dos alunos e trazer isso para a sala de aula ajuda a trabalhar e a desenvolver o letramento tanto da estatística quanto da probabilidade”, salienta o professor Ody.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail matematica@faccat.br.