Polícia

Falta de vagas obriga BM e PC custodiarem detentos em frente à DPPA de Taquara

A situação acarreta na redução do efetivo da BM para o policiamento ostensivo pela cidade
Policiais têm que fazer a custódia de presos devido à superlotação de celas.
Foto: Alan Júnior / Jornal Panorama

Após a Brigada Militar realizar a prisão de quatro indivíduos, por tráfico de drogas, no início da tarde desta terça-feira (10), e a carceragem da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), de Taquara estar lotada, os policiais militares estão tendo que fazer a custódia dos detentos em frente ao estabelecimento, mais uma vez.

Conforme o inspetor da Polícia Civil, Victor Almeida, as duas celas disponíveis na delegacia de Taquara, que comportariam seis detentos, após determinação da delegada Rosane de Oliveira, titular da DPPA, recebeu mais dois, completando oito presos. Com isso, e com a prisão desses últimos quatro indivíduos presos por tráfico, a delegacia passa novamente pela situação de manter detentos algemados nas grades em frente ao estabelecimento.

Segundo Almeida, as celas da delegacia não deveriam manter presos por mais de 24 horas no local, mas não é o que vem acontecendo. “Infelizmente, as celas estão lotadas e dependemos da Susepe para nos indicar novas vagas. A Polícia Civil e a Brigada Militar não podem parar de trabalhar, portanto, temos que manter presos em frente à DP”, destaca Almeida.

Três policiais militares estão fazendo a custódia dos presos em frente à delegacia, o que acaba reduzindo o efetivo no policiamento ostensivo pelas ruas. Os policiais seguirão se revezando até que se consigam vagas para encaminhar os detidos ao sistema prisional.