Geral
  EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Famílias atendidas pelo PIM Rolante participam de projeto que visa estimular a consciência ambiental

Ao todo, 144 famílias participam das atividades
Fotos: Edna Cardoso/Prefeitura de Rolante

Este ano, as 144 famílias de Rolante que são atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, estão participando de um projeto que visa estimular a consciência ambiental.



Sob a coordenação de Viviane Silva, os nove visitadores e a monitora distribuem folders informativos e passam orientações sobre a organização dos materiais recicláveis e os não recicláveis e orgânicos, além de distribuírem folders de conscientização sobre o descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas, em função de que esses objetos possuem substâncias altamente tóxicas que podem contaminar o solo quando não descartados de forma correta, causando problemas à saúde das pessoas.

Conforme a prefeitura de Rolante, durante os encontros os visitadores também fizeram várias atividades lúdicas com as crianças, utilizando materiais recicláveis.

“Diversas famílias precisam muito de ajuda para que tenham um ambiente organizado em uma perspectiva ambiental mais adequada. Então, fizemos uma campanha de conscientização da limpeza em volta da casa, plantio de flores para embelezar o lugar, (doadas pelo Projeto Papa Mel), a importância de saber separar o lixo, incentivamos uma horta familiar com mudinhas doadas pelo o CRAS para algumas famílias que gostariam de plantar suas próprias verduras e distribuímos mudas de ora-pro-nóbis, que por ser uma planta rica em proteína, cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco, pode ajudar na prevenção de várias doenças”, salienta Viviane.

O PIM tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento integral na primeira infância, através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

“As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, bem como a identificação de necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado. Através das visitas domiciliares conhecemos de perto a realidade de cada família e buscamos dar todo o suporte necessário para que elas tenham mais qualidade de vida”, salienta Alzira Rippel, secretária de Desenvolvimento Social de Rolante.