Feevale oferece formação gratuita para professores sobre o Rio dos Sinos

Curso é desenvolvido por projeto social da Universidade e possui 40 horas/aulas teórico-práticas.
Publicado em 16/08/2021 17:49 Off
Por Vinicius Linden

Um dos principais gargalos ambientais atuais, no Brasil, está relacionado à preservação e conservação dos seus rios. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos é uma das mais poluídas do país.  

Pensando nisso, a Universidade Feevale, por meio do projeto social EducAção Socioambiental na Bacia do Rio dos Sinos, realiza a terceira edição do curso gratuito de formação continuada sobre a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. O objetivo da iniciativa é capacitar professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura para trabalharem com a temática em sala de aulas e em projetos educacionais ambientais durante as 40horas/aulas ofertadas na qualificação. 

As aulas ocorrerão virtualmente, entre os meses de agosto e novembro, sempre às quintas-feiras, das 17h às 18h30min. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas, até o dia 24 de agosto, pelo site www.feevale.br/educacaosocioambiental.  O curso será ministrado pelos professores Natalia Soares, Suelen Nobre e Gabriel da Silva Simões, que compõem o projeto social da Feevale. Serão abordadas temáticas como saneamento básico, geomorfologia, biodiversidade, qualidade ambiental e sustentabilidade. 

Conforme a professora Natalia, esta edição da formação vai, primeiro, subsidiar os docentes com conhecimentos teóricos, para depois trabalhar as práticas pedagógicas com os participantes. “O nosso curso tem como diferencial o de qualificar as práticas docentes e a sustentabilidade dos recursos locais”, destaca. “A única diferença, nesta edição, é que vamos dar prioridade à formação da Bacia Hidrográfica em si para, depois, atuarmos mais próximos aos docentes, acompanhando a realização de projetos globalizadores nas escolas”, complementa. 

Os ministrantes   
 
Natália Soares  

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ciências; Educação Ambiental e Formação de Professores.   

Suelen Nobre  
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, com experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em temas como Educação em Ciências, além de Formação de Professores e Educação Ambiental.

Gabriel da Silva Simões  
Doutor em Ciências da Computação. Atua na área de classificação e detecção de objetos em imagens digitais utilizando redes neurais convolucionais.

Cronograma   
26 de agosto  – Aula inaugural
02 de setembro  – Geomorfologia da Bacia Hidrográfica do Sinos
09 de maio – Caracterização biogeográfica da Bacia Hidrográfica do Sinos
16 de setembro – Abastecimento de Água, esgotamento sanitário e Saúde Pública
23 de setembro – Limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e consumo sustentável
30 de setembro –  Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Sinos e orientações para elaboração do projetos globalizadores. 
11 de setembro – Encontro do curso e socialização de práticas docentes 

>> Deixe sua opinião: