Feira da Melancia e do Milho Verde de Taquara será aberta oficialmente neste sábado (15)

Programação especial será realizada no sábado e domingo (16)
Publicado em 12/01/2022 14:30 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Neste sábado (15), ocorrerá em Taquara a abertura oficial da Feira da Melancia e do Milho Verde 2022, com a presença da prefeita Sirlei Silveira e diversas outras autoridades municipais, além de uma série de atrações para os mais diversos públicos. O evento, que já está sendo realizado desde o dia 07, seguirá até o dia 31 de janeiro, na Rua Coberta, no horário das 7h às 19h.

Durante a abertura haverá uma programação especial, no sábado e domingo (16), com exposição de antiguidades e máquinas agrícolas, sapecada do milho verde, workshops, shows musicais, cozinha tropeira, cozinha experimental, agricultura familiar, artesanatos, demonstração de compostagem e resíduos sólidos e ponto de coleta de resíduos eletrônicos. A solenidade oficial com a presença de autoridades será no sábado, às 9h30min.

“Faremos um evento muito bonito e contamos com a presença da comunidade. É a primeira vez que muitas pessoas terão a oportunidade de conhecer e degustar o milho sapecado. Esta é uma cultura antiga, mas que não vemos no dia a dia, será uma nova experiência para muitos. Além de tantas outras atrações que aguardam os visitantes e foram pensados com muito carinho pela organização”, destaca Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

A Feira da Melancia e do Milho Verde é organizada pelas secretarias de Agricultura, de Educação, Cultura e Esportes, e de Meio Ambiente, da diretoria de Segurança e Trânsito, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, Senar e Emater, e conta com apoio do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, Piá, Vigilância Sanitária, Sesc, CTG O Fogão Gaúcho e Corpo de Bombeiros Militar de Taquara.

Programação

15/01 – SÁBADO

● 07h – Feira de melancia, agricultura familiar e artesanato

● Exposição de antiguidades e máquinas agrícolas

● 9h30 – Solenidade oficial

● 10h30 – Sapecada do milho

● 11h – Workshop: Milho e suas finalidades com engenheiro agrônomo Marcelo Biassusi – EMATER/RS-Ascar;

● 12h – Show de moda de viola

● 12h – Cozinha tropeira – Senar e Marco Aurélio Angeli

● 14h – Workshop: Cultivo de melancia para produção em novembro e dezembro com

engenheiro agrônomo Arnaldo Tiecker Junior – EMATER/RS-Ascar

● 15h – Cozinha experimental: Alimentação saudável: melancia e milho com a nutricionista Claudiane Silva Nascimento da Luz – EMATER/RS-Ascar

● 16h – Sapecada do Milho

Estande Emater – exposição e demonstração de compostagem e resíduos sólidos e ponto de coleta de resíduos eletrônicos (das 7h às 18h).

16/01 – DOMINGO

● 07h – Feira de melancia, agricultura familiar e artesanato

● Exposição de antiguidades e máquinas agrícolas

● 9h – Cozinha experimental com receitas de melancia e milho verde: Senar e Marco Aurélio Angeli

● 10h30 – Sapecada de Milho Verde

● 11h – Show Tradicionalista

● 12h – Cozinha tropeira – Senar e Marco Aurélio Angeli

● 15h – Cozinha experimental com receitas de Melancia e Milho Verde: Senar e Marco Aurélio Angeli

● 16h – Sapecada do Milho

Estande Emater – exposição e demonstração de compostagem e resíduos sólidos e ponto de coleta de resíduos eletrônicos (das 7h às 18h)