Feira de Artesanato e Dia D “Rosa” movimentam a Rua Coberta de Taquara

Cerca de 30 expositores comercializam produtos e promovem ações à comunidade.
Publicado em 25/10/2021 09:03 Off
Por Alan Júnior

Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

A Rua Coberta de Taquara sediou neste sábado (23), a Feira de Artesanato e Agricultura Familiar e o Dia D “Rosa”. Cerca de 30 estandes integraram os eventos que, embora distintos no seu objetivo, se complementam trazendo à comunidade taquarense um espaço de arte, lazer, cultura, educação, saúde e acolhimento. 

A prefeita Sirlei Silveira esteve presente na abertura parabenizando todos pela organização. “Ficamos muito felizes em integrar dois eventos de tamanha complexidade como é o Dia D “Rosa” trazendo a conscientização aos cuidados e prevenções sobre o câncer de mama e a Feira de Artesanato que visa proporcionar a artesãos e produtores locais um espaço para a comercialização de seus produtos, um espaço para a valorização da cultura com o Palco Aberto que é uma das novidades desta edição do evento”, mencionou.

O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Maurício Souza da Rosa, diz que o evento ainda é novidade para o taquarense, especialmente depois de muitos meses em distanciamento e cuidados devido a Covid-19. “Ocupar os espaços públicos com feiras, amostras, serviços voluntários, além de devolver vida aos cenários da cidade, possibilitam a ressocialização, o desenvolvimento de habilidades, a comercialização de produtos e o contato humano tão valioso. Com a participação de todas as secretarias podemos criar um calendário de eventos atrativos à comunidade. Certamente este evento cumpriu com o que se desejava. Já estamos na expectativa dos próximos”, revela o secretário.

“Está sendo bem interessante esse novo formato da feira com a integração de outras ações, além do artesanato e da agricultura familiar temos a praça de alimentação, o chope artesanal, atrações com artistas, ações de saúde. Estamos percebendo os feirantes bem contentes e pretendemos ampliar o evento a cada edição”, comenta a diretora de Cultura, Regina Valentini.

A Feira de Artesanato é coordenada pela Diretoria de Cultura e conta com o apoio de representantes das associações Casa do Artesão e Mãos que Criam e da agricultura familiar, e o Dia D “Rosa” conta com a organização das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação.

Apresentações

Uma das novidades desta edição da Feira de Artesanato foi o “Palco Aberto” onde artistas taquarenses tiveram um espaço para mostrarem o seu talento aos visitantes, se apresentaram Lady Black, ONG Vida Breve (Hip Hop), Alex Barbosa e Martin Coplas

Próximas feiras

Para que a comunidade taquarense e regional possa se programar, a Diretoria de Cultura já agendou as próximas edições da Feira de Artesanato. Haverá evento no dia 6 de novembro, junto à Feira Literária de Taquara e em dezembro, as feiras ocorrem semanalmente, nos dias 5, 11 e 18, em virtude das vendas de final de ano e do Natal.

Dia D “Rosa”

O evento de conscientização para a prevenção e controle do câncer de mama disponibilizou, durante esta manhã de sábado, momentos de embelezamento com o Senac, orientação profissional, palestras com o Sindilojas e o Sicoob, avaliação e orientações nutricionais, reiki (Mantras Terapias complementares), promoção à vacinação pelo Rotary, ponto de recebimento para doações de mechas de cabelo, lenços e uma diversidade de serviços a quem passar pelo evento.

>> Deixe sua opinião: