Feira norte-americana gera US$ 760 mil para calçadistas brasileiras

Participaram do evento as empresas brasileiras Calçados Bottero, Sapatos e Bolsas Schutz e Carrano Calçados.
Publicado em 10/11/2021 15:12 Off
Por Alan Júnior
Foto: Divulgação/Abicalçados

Superando as expectativas, a primeira participação de marcas brasileiras na feira calçadista norte-americana Dallas Apparel & Acessories Market, entre 26 e 29 de outubro, gerou US$ 760 mil, somando negócios efetivados in loco e alinhavados no evento.

A participação de três marcas verde-amarelas, Carrano, Bottero e Schutz, foi apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No relatório da Abicalçados consta que foram realizados 115 contatos qualificados, sendo 70 desses inéditos. Já os negócios imediatos somaram mais de US$ 120 mil, que devem ser acrescidos de mais US$ 640 mil em vendas que ficaram alinhavadas no evento.

“O resultado foi bastante positivo, levando em consideração que foi a primeira participação das marcas brasileiras. Ficou evidente que o mercado norte-americano, neste momento de retomada, vem buscando novas alternativas para seus consumidores e o calçado brasileiro se mostra bastante competitivo”, avalia a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel.

Segundo ela, o câmbio atual – de desvalorização do real ante o dólar – também acaba sendo favorável para o calçadista brasileiro, já que este consegue realizar preços mais competitivos para o mercado internacional.

Principal destino do calçado brasileiro no exterior, os Estados Unidos importaram, entre janeiro e setembro, 10 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 153 milhões. São incrementos tanto em volume (+52,7%) quanto em receita (+41,7%) na relação com igual período do ano passado.

Circuito

A Dallas Apparel & Acessories Market encerrou o Circuito de Feiras nos Estados Unidos. Ao todo, as feiras Playtime NY, MAGIC Las Vegas, Sourcing @ MAGIC, Atlanta Shoe Market, MAGIC NY e Dallas Apparel & Acessories Market somaram US$ 3 milhões entre negócios efetivados e alinhavados nos eventos. As participações foram viabilizadas pelo Brazilian Footwear.

Sobre o Brazilian Footwear:

Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a Apex-Brasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.

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