Geral
  PRIMEIRA EDIÇÃO

Festa da Colônia terá pratos típicos de diversas culturas em Taquara

Evento será no dia 6 de agosto, na Sociedade 5 de Maio.
Foto: Ilustrativa/Gramadotur

Daqui a um mês, no dia 6 de agosto, será realizada em Taquara a primeira edição da Festa da Colônia. Promovida pela Diretoria de Cultura, o evento ocorrerá na Sociedade 5 de Maio, no Centro da Cidade. “Será uma festa beneficente em que todo o lucro será revertido para as entidades parceiras que estarão comercializando comidas típicas coloniais das culinárias de diversos países. Estamos empenhados em realizar um grande evento”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

A programação será das 8h às 22h. Pela manhã, a partir das 8h, na calçada da Sociedade, será realizada a Feira do Colono, com a venda de produtos típicos coloniais a partir das 8h. Na parte da tarde, às 15h30, inicia o Café Colonial, que terá cucas, bolos, queijos, salame e linguiça produzidos pela Agricultura Familiar de Taquara. De noite, a partir das 20h, haverá o jantar. Nele, as pessoas que adquirirem os convites poderão apreciar os cozinheiros na elaboração de pratos típicos tradicionais das culinárias brasileira, portuguesa, italiana e alemã. 

O que será servido por cada entidade

– Rotary Inclusão: culinária brasileira, com escondidinho de mandioca;

– Clube Lions: culinária italiana, com polenta, galinha caipira e salada de radite com bacon;

– Corrente do Bem: culinária africana, com feijoada, couve e laranja;

– Lar Padilha: culinária alemã, com chucrute, batata refogada, salsicha bock e joelho de porco desfiado com legumes. De sobremesa, uma torta de maçã (apfelstrudel) e café servido na mesa;

– Magno Rigo Centro de Saúde e ONG Vida Breve: culinária portuguesa, com pataniscas de batata, caldo verde português e baba de camelo de sobremesa.

– Agricultura Familiar: bolos, pães, cucas, wafer, queijos, linguiça, salame, geleias, café e chás.

Apresentação musical

O show musical já confirmado será o da Banda Real Madrid. Pela manhã, o grupo especialista em músicas alemãs percorrerá algumas ruas do Centro de Taquara, chamando a comunidade para prestigiar a Festa da Colônia. A partir das 18h, o conjunto também estará em frente à Sociedade 5 de Maio, recepcionando os visitantes. Outras atrações serão confirmadas nos próximos dias. 

Ingressos

Tanto para o café colonial quanto para o jantar, o valor dos ingressos será de R$ 40 por pessoa, para cada tipo de comida. Os cartões serão vendidos antes e durante a festa por cada uma das organizações parceiras. Até o momento, estão confirmadas as seguintes entidades: Rotary Inclusão, Clube Lions, Corrente do Bem, Lar Padilha, Agricultura Familiar, Magno Rigo Centro de Saúde e ONG Vida Breve. A venda das entradas deve iniciar nos próximos dias. “Nos mobilizamos para fechar mais parcerias para a realização desta grande iniciativa. Esperamos que a Festa da Colônia seja um grande festival gastronômico, atraindo visitantes de Taquara e região”, completa o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra.