Fogo Simbólico chega a Taquara e marca início das celebrações da Semana da Pátria

84ª Centelha do Fogo Simbólico da Pátria foi trazida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul
Publicado em 16/08/2021 16:07 | Atualizado em 16/08/2021 16:08 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Cris Vargas

Marcando o início das celebrações da Semana da Pátria, chegou a Taquara, nesta segunda-feira (16), a 84ª Centelha do Fogo Simbólico da Pátria. Trazido pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, o Fogo Simbólico este ano permanecerá na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Taquara, até o dia 1º de setembro, quando ocorrerá a tradicional Corrida do Fogo Simbólico e o acendimento da Pira da Pátria, na Praça Marechal Deodoro.

Escoltada pelo diretor institucional da Liga da Defesa Nacional, César Valmor Cordeiro, coordenador do eixo Região Metropolitana, a Chama foi entregue a prefeita Sirlei Silveira.

“O fogo nos faz refletir sobre nosso papel na construção de uma comunidade unida, que preserve valores e reconheça a importância de todos para a democracia”, destacou a prefeita de Taquara.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, Carla Silveira, este ano, a Semana da Pátria terá como tema nacional o “Hino Nacional”, estadual a “Força Expedicionária Brasileira (FEB)”, e municipal a “Identidade e Pertencimento”.

“Civismo é olhar para o outro, com boas práticas, desde as mais pequenas até as maiores. Que a chegada do fogo possa nos fazer pensar sobre o respeito ao outro, o respeito à pátria, que é nossa cidade, nosso Estado e nosso País”, destacou Carla.

O ato contou com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Getúlio Vargas, do bairro Eldorado. Também estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara, tenente Waldemar David Pereira Dias, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Matheus Modler, e representantes da Liga Nacional.

Programação

01/09 – 8h30min: Corrida do Fogo Simbólico – saída do quartel dos Bombeiros até a Praça Marechal Deodoro;

Do dia 01/09 até o dia 07/09 – 8h30min: hora cívica na Praça Marechal, com hasteamento da bandeira por entidades e escolas;

Do dia 01/09 até o dia 07/09 – 17h: hora cívica na Praça Marechal, com arriamento da bandeira nacional por entidades e escolas;

05/09 – 15h: apresentação das bandas marciais das escolas municipais, no Parque do Trabalhador.

>> Deixe sua opinião: