Geral
  MUDANÇAS DRÁSTICAS

Frente fria avança e provoca vento forte, chuva e granizo em várias regiões do Estado

As temperaturas podem ficar entre 5ºC no Sul do Estado e 8ºC na Grande Porto Alegre, na noite desta terça (12).
O sistema vai avançar com velocidade e a troca de massas de ar, de quente para fria, será muito rápida, condições que favorecem vendavais.
Foto: Divulgação/Metsul Meteorologia

Uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul entre a noite desta segunda-feira (11) e o começo da terça-feira (12) com chuva e risco de temporais, alerta a MetSul Meteorologia. Segundo os meteorologistas, há preocupação com a possibilidade de granizo e de vendavais isolados acompanhando temporais que localmente podem ser fortes a severos. A mudança do tempo vai ocorrer depois de uma segunda-feira com calor à tarde e sob ar quente, agravando o risco de tempo severo.

O tempo severo deve atingir o Rio Grande do Sul, o Meio-Oeste e no Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná, com uma projeção de evolução da frente fria. A tendência, segundo a Metsul, é o sistema enfraquecer ao se deslocar de Oeste para Leste pelos territórios catarinense e paranaense, praticamente perdendo atividade até alcançar São Paulo.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda, antecedendo a chegada da frente fria. O sistema é precedido por vento Norte quente e seco com rajadas fortes em alguns locais, que eleva a temperatura e os termômetros já marcam quase 30ºC na Grande Porto Alegre e no Noroeste gaúcho.

De acordo com a Metsul, no fim da tarde a frente fria começa a ingressar pelo Oeste com chuva, raios e temporais isolados com risco de vendavais e granizo e avança rapidamente para o Noroeste, o Centro e o Sul do Estado até o fim do dia. No extremo Sul gaúcho, entretanto, o tempo já se instabilizou com chuva, mas a frente somente chegará à região a partir do Oeste entre o fim do dia e o começo da terça. É alto o risco de temporais na passagem da frente fria com possibilidade tanto de vento forte como de granizo isolado, mas a maior preocupação é a ocorrência de vendavais.

Entretanto, o risco de vendavais isolados fortes será maior na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. O ar frio que acompanha a frente traz acentuado declínio da temperatura para esta terça-feira. O dia já começa frio em diversas cidades gaúchas, mas as mínimas ocorrem à noite, no final do período, na grande maioria dos municípios. A temperatura pode ficar entre 5ºC no Sul do Rio Grande do Sul e 8ºC na Grande Porto Alegre após uma tarde fria em que as máximas devem ficar entre 12ºC e 14ºC na maioria dos municípios.

Fonte: Metsul