Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública é reativado em Taquara

Grupo passará por reestruturação nos próximos dias para se atualizar à realidade do Município
Publicado em 25/08/2021 15:44 Off
Por Alan Júnior
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Em reunião na manhã desta quarta-feira (25), entre representantes de entidades, governo municipal, órgãos da segurança e Judiciário, na unidade do Sesc Taquara, foi definida a reativação do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública Municipal (GGI-M). Criado por lei em 2009, o grupo estava desativado há anos, e busca discutir e projetar ações que visem a proteção dos moradores.

Nos próximos dias, serão feitas alterações na lei, como na composição, que atualmente não prevê a participação do Poder Judiciário e clubes de serviço. “O GGI-M é um instrumento muito importante, um catalisador de ideias que possam reforçar o enfrentamento contra a criminalidade e, consequentemente, melhorar a segurança da comunidade”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.  

Também nesta quarta-feira, durante o encontro, foi formalizado um documento para o governo do Estado solicitando reforço na segurança pública de Taquara. “Nos últimos meses, recebemos a informação de que facções criminosas estão se fortalecendo em nosso Município, extorquindo empresários, disputando o tráfico de drogas e coagindo os moradores. Precisamos agir para que as pessoas má intencionadas sejam descobertas e punidas pela Justiça”, reforçou Sirlei.

A prefeita também compartilhou a ideia de instalação de câmeras de vigilância em escolas municipais, principalmente no interior, para proteger o patrimônio público, alunos e toda a comunidade.

Lions Clube Inovação

O encontro também teve apresentação do Lions Clube Inovação e do programa Taquara Mais. O empresário e integrante do grupo Marcos Barão destacou que no final do ano passado, numa reunião do Lions Clube Taquara, iniciaram-se as conversas para criar um novo clube, que atuasse na inovação, reunindo líderes ativos dispostos a trabalhar pela comunidade. A vice-presidente do Lions Inovação, Fabiane Luiz Oliveira, também falou sobre o Taquara Mais, que atuará em várias áreas, de maneira prática, pontual e objetiva. Nos próximos meses será criado um portal do programa, feito voluntariamente por uma agência, e que terá todas as ações desenvolvidas pela iniciativa.

Participantes da reunião

Assessor Jurídico da Prefeitura de Taquara, Cassiano Ebert; secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Maurício Souza Rosa; diretora de Mobilidade Urbana e Trânsito, Luciana Angeli; prefeita Sirlei Teresinha Bernardes da Silveira; secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Márcio Kaiser; procurador Jurídico da Prefeitura de Taquara, Thiago Feltes Marques; chefe de gabinete da Prefeitura de Taquara, Cristiano Vargas dos Santos; Marcos Barão, do Lions Inovação; Daniel Lauck, Evandro Karpss, Luciano Franceschi Figueiró e Fabrício Comassetto, pelo Núcleo de Apoio à Segurança Pública; presidente do Lions Clube Inovação, Luiz Krummenauer; diretora do Presídio Estadual de Taquara, Mara Pimentel; delegada da Polícia Civil de Taquara, Rosane de Oliveira; Fábio Machado, juiz de direito; Jackson Leonei da Silva, chefe de segurança do Presídio de Taquara; Francisco Renato Silva, Lions Clube Taquara; Cassiano Kublick, chefe do Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura de Taquara; Leandro dos Santos, Lions Clube Inovação; Fabiane Luiz Oliveira, vice-presidente do Lions Inovação e gerente do Sesc-Taquara; David Pereira Dias, comandante dos Bombeiros de Taquara; tenente Márcio Leandro dos Santos, da Brigada Militar; 1º sargento Lucas Silveira Flores, da Polícia Rodoviária Estadual de Taquara; soldado Elias Vendruscolo, da Polícia Rodoviária Estadual de Taquara; Luiz Antonio Weber e Diana Colombo, pelo Consepro; Miriam Bergold Martins, Lions Clube Taquara; secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, Luciano Campana.

>> Deixe sua opinião: