O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira (3), que a região continuará na bandeira vermelha. A decisão foi comunicada na transmissão ao vivo em que Leite divulgou o mapa definitivo do distanciamento controlado válido a partir desta terça-feira (4) até a próxima segunda-feira (10). Será a quarta semana consecutiva que a região continuará na bandeira mais restritiva.
Os prefeitos do Vale do Paranhana não apresentaram recurso para tentar reverter a bandeira vermelha. Segundo o governador, a região apresenta um índice de hospitalizações superior a 10 para cada 100 mil habitantes, com um aumento de 32% de uma semana para outra. Além disso, o número de óbitos subiu de seis para oito. “[A região de Taquara] está inserida nesse contexto da macrorregião metropolitana e a disponibilidade de leitos é baixa”, comentou o governador.
Leite ainda disse que, se houver a estabilização dos indicadores do Estado, como os dados vêm demonstrando, o governo estuda novos protocolos para a bandeira vermelha. A ideia, segundo o governador, é permitir menos restrições ao funcionamento de atividades que hoje estão restritas. Mas, isso dependerá da continuidade da estabilização dos indicadores, que hoje estão em tendência de queda, e que, segundo Leite, projetam um agosto mais tranquilo no Rio Grande do Sul.


