Geral
  PROTEÇÃO CONTRA O VÍRUS

Grande ação vacinou mais de 200 crianças contra a Covid-19 na manhã deste sábado (22) em Parobé

Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, a ideia foi oferecer a oportunidade dos pais ou responsáveis que trabalham de levarem as crianças para se imunizarem.

Aliando saúde e diversão, a Prefeitura de Parobé promoveu uma grande ação de imunização de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 na manhã deste sábado (22) na UBS Integração. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que atendeu cerca de 200 crianças.

Como a jovem Maria Luiza de 7 anos, que estava acompanhada da mãe, Rochele Velho, de 45 anos, engenheira de segurança. “Estou muito feliz. Vacinar as crianças é uma importante ação preventiva. Como sempre digo, são ações individuais pensando na saúde coletiva que a gente tem que ter”, destacou Rochele após a imunização da filha.

Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, a ideia foi oferecer a oportunidade dos pais ou responsáveis que trabalham de levarem as crianças para se imunizarem. “A vacinação das crianças é fundamental, tanto para a proteção delas como para de toda a sociedade. Temos investido em prevenção desde o início da pandemia, e a vacinação é uma parte importante deste processo. Peço que todos que ainda não imunizaram seus filhos que procurem a UBS Integração ao longo da semana”, destaca a secretária.

Ampliação do horário para atender as crianças

A secretária de Saúde comunica ainda que, a partir de segunda-feira, 24, o horário de vacinação será ampliado na UBS Integração, funcionando das 8h às 12h e das 13h às 20h.

Saiba como funciona a vacinação

A vacina que as crianças entre 5 e 11 anos estão recebendo é a Pfizer pediátrica, a única atualmente autorizada pela Anvisa para esse público. O esquema vacinal é feito em duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas. A imunização contra a Covid-19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Nas crianças, a eficácia da vacina alcança 90,7% uma semana após a segunda dose. Segundo as determinações do Ministério da Saúde, as crianças devem permanecer no local de vacinação por 20 minutos após a aplicação da vacina, para observação.

Vacina para os demais grupos

A vacinação para os demais grupos também segue na segunda-feira, 24, na UBS Integração, das 8h às 12h e das 13h às 20h, com a aplicação da vacina da Janssen e Pfizer, e nas demais UBSs das 8h às 12h e das 13h às 17h, com aplicação da Pfizer. A imunização da primeira dose é destinada a todas as pessoas com mais de 12 anos. A terceira dose está disponível para quem fez a segunda dose até o final do mês de setembro.