
Composta por integrantes do efetivo orgânico dos batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, a Força de Resposta Rápida (FR2) é um grupamento especial apto para atuar em missões de busca, salvamento e resgate urbano e rural. Com o objetivo de fortalecer as ações de seus integrantes, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) está promovendo, nesta quarta-feira (27), um treinamento técnico nas águas do Rio Paranhana, em Três Coroas.
Reunindo um grupo de 11 bombeiros, representantes das cidades que compõem o 2º BBM, a capacitação está sendo ministrada pelo 1º sargento Elessandro Rômulo da Silva, do quartel de Parobé, o 1º sargento Edson Santos, morador de Parobé que trabalha no quartel de Sapiranga, e pelos soldados Lucas Adriano Martins e Ivan Pereira, do Corpo de Bombeiros de Taquara.
Conforme o 1º sargento Rômulo, os bombeiros que estão participando deste treinamento são integrantes das células Brava e Alpha, da Força de Resposta Rápida do 2º BBM, que é comandada pelo 1º tenente Giuliano Soares Napp, do quartel de São Leopoldo.
“As células possuem capacidade de agir rapidamente para localizar e resgatar vítimas presas em estruturas colapsadas, ou outras operações de busca e salvamento em situações críticas. E esse treinamento aqui, no Rio Paranhana, nos permite fazer simulações de resgate em águas rápidas, nos capacitando ainda mais para socorrer vítimas de enchentes, por exemplo”, explica o bombeiro de Parobé.