Esporte até então desconhecido da maioria do público, o rugby começou a ganhar adeptos no Vale do Paranhana. Um grupo de atletas de todas as cidades da região formou o clube “Desbravadores Rugby Paranhana”, que no último sábado já estreou com amistoso após um mês de preparação. A partida ocorreu no Parque do Trabalhador, contra o San Luis, de Novo Hamburgo. A ideia, agora, é difundir o rugby em toda a região, buscando aliar o clube a iniciativas sociais.
Segundo dois integrantes do Desbravadores, o parobeense Gil Quiles e o taquarense Reules Jonatas da Silva, a ideia de formatar o clube nasceu com o acompanhamento das partidas feito através da televisão por assinatura, uma vez que o rugby não é um esporte transmitido pelas emissoras abertas no Brasil. Com isso, os atletas da região, que hoje somam 32 participantes do Desbravadores, resolveram participar de um clube em Sapiranga, mas a desunião do time vizinho os obrigou a montar um clube na própria região.
Com um mês de treinamentos, o Desbravadores enfrentou o tempo chuvoso e o campo barrento do Parque do Trabalhador, no último sábado, para dar uma mostra do que é o esporte. Contra o San Luis, os atletas da região perderam a partida por 22 a zero, mas já possuem um jogo de volta marcado, para o dia 28 de julho, onde pretendem melhorar esse placar. Mesmo assim, ressaltam que foi um placar apertado para um time que começou seus treinamentos recentemente.
Gil e Reules explicam que o rugby é um jogo de respeito e disciplina, com intenso contato físico, mas não violento. Destacam que o esporte vem se difundindo no mundo todo, principalmente após ter sido confirmado para integrar os esportes olímpicos em 2016, quando as Olimpíadas vão ocorrer no Rio de Janeiro.


