
O vereador Guido Mário Prass Filho (PP) será o presidente da Câmara de Taquara em 2020. O parlamentar foi eleito pelos seus colegas, na noite desta segunda-feira (16), e comandará o Legislativo pela terceira vez. Guido foi presidente em 2016 e 2018. A nova mesa diretora ainda será composta por Telmo Vieira (PTB), no cargo de vice-presidente, e Sandra Schaeffer (PSDB), na função de secretária. Os três integraram a chapa um, que recebeu 10 votos no pleito.
A chapa adversária, de número dois, foi composta pelo vereador Nelson Martins (MDB) indicado para presidente, tendo Sirlei Silveira (PTB) como candidata a vice-presidente e Carmem Kirsch (PTB) para secretária. A chapa destes três vereadores teve cinco votos. Nelson disse, logo após a votação, que todos os três eleitos têm condições de conduzir a Câmara, mas ressaltou a necessidade de que a Prefeitura não tenha interferências na casa, criticando o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho por episódios em anos anteriores e, inclusive, neste ano.
A votação foi nominal e aberta. A nova mesa diretora eleita tomará posse, automaticamente, no dia 1º de janeiro. Em seu pronunciamento, o vereador Guido Mário Prass Filho disse que se sente honrado, em um período de cinco anos, chegar pela terceira vez à presidência. Afirmou ter consciência da responsabilidade da função, defendeu a harmonia entre os poderes, o diálogo como mecanismo fundamental para quebrar barreiras e construir soluções. Guido ainda fez uma defesa enfática da representatividade da comunidade por parte da Câmara, destacando que houve, em 2013, diminuição do número de funcionários do Legislativo e o aumento no número de cadeiras da Câmara, o que representa melhor atendimento à comunidade.
Como votaram os vereadores:
- Magali Vitorina da Silva (PTB) – chapa 1
- Guido Mário Prass Filho (PP) – chapa 1
- Moisés Cândido Rangel (PSC) – chapa 1
- Marlene Terezinha Haag (PTB) – chapa 1
- Sandra Beatriz Schäeffer (PP) – chapa 1
- Telmo Vieira (PTB) – chapa 1
- Nelson José Martins (MDB) – chapa 2
- Régis Bento de Souza (MDB) – chapa 2
- Levi Lima (PTB) – chapa 1
- Carmem Kirsch (PTB) – chapa 2
- Mônica Faccio (PT) – chapa 1
- Luis Felipe Luz Lehnen (PSDB) – chapa 2
- Adalberto Soares (PP) – chapa 1
- Daniel Laerte Lahm (PTB) – chapa 1
- Sirlei Silveira (PTB) – chapa 2
Ainda na noite desta segunda-feira, por nove votos contra seis, o vereador Levi Lima foi eleito ouvidor-geral da Câmara pelos seus colegas para o próximo ano. Ele venceu a disputa com Moisés Rangel.