Horário de verão encerra neste domingo

Relógios deverão ser atrasados em uma hora.
Publicado em 17/02/2018 00:21 Off
Por Vinicius Linden

O horário de verão, em vigor desde outubro, acaba neste domingo (18). À meia-noite, entre sábado e domingo, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A medida vale para todo o Rio Grande do Sul, que integra os 10 estados brasileiros que adotam o horário de verão.

A mudança nos horários foi instituída no país com o objetivo de economizar energia em função do maior aproveitamento da luz solar. A medida foi usada pela primeira vez em 1931. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro.

No ano passado, o governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão, uma vez que estudos do Ministério de Minas e Energia mostram a redução de sua efetividade na redução do consumo de energia. Contudo, o governo acabou recuando e decidiu manter a mudança.

Em 2018, o horário de verão começará mais tarde, em 4 de novembro. A mudança atende um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que há eleições gerais e o segundo turno está marcado para 28 de outubro. O TSE quer evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito.

>> Deixe sua opinião: