Hospital de Igrejinha encerra leitos de UTI Covid

Até então, 10 leitos estavam atendendo a comunidade, mas portaria do governo inviabiliza manutenção.
Publicado em 07/01/2022 23:58 | Atualizado em 08/01/2022 11:00 Off
Por Vinicius Linden

O Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, encerrou, nesta sexta-feira (7), o funcionamento dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) criada no ano passada para o atendimento de casos da Covid-19. Os pacientes foram transferidos para Parobé, que mantém uma UTI com 43 leitos disponíveis, segundo o sistema do governo do Estado. Os dados do governo gaúcho atualizados já mostram que não há mais pacientes internados em Igrejinha.

Consultada pela Rádio Taquara, a assessoria de comunicação do Hospital de Igrejinha confirmou o encerramento da operação da UTI. O motivo é uma portaria do governo que mudou o sistema de financiamento para os leitos de terapia intensiva. O valor definido por esta norma, segundo a casa de saúde, inviabiliza o custeio da UTI. Por isso a decisão do encerramento e a concentração em Parobé deste tipo de atendimento.

Os 10 leitos de UTI para o Hospital de Igrejinha foram abertos em março passado, no auge da pandemia da Covid-19 na região e no país. A estrutura foi instalada a área de emergência da casa de saúde.