O Hospital Bom Jesus de Taquara, por meio da Associação Hospitalar Vila Nova, divulgou, nesta quinta-feira (13), uma nota de esclarecimento sobre o atendimento prestado ao maestro Newton Macedo. Vítima de Covid-19, o músico e professor morreu no dia 27 de julho. Na segunda-feira (10), sua irmã, Ana Maria Macedo de Quevedo, concedeu entrevista à Rádio Taquara e ao Jornal Panorama.
Na ocasião, a também professora relatou uma série de problemas junto ao hospital no atendimento do maestro, como respostas consideradas inadequadas dos médicos, a alta concedida ao paciente mesmo quando ele apresentava sintomas da doença, falhas na transferência para UTI, inclusive com vaga obtida junto ao Hospital de Clínicas, entre outras situações. Abaixo, o Jornal Panorama publica a íntegra da nota divulgada pelo hospital.
“Nota de esclarecimento à Rádio Taquara e ao Jornal Panorama
Inicialmente, queremos manifestar a nossa solidariedade e os nossos sentimentos à família do maestro Newton Macedo, vitimado pela Covid-19 no dia 30 de julho de 2020, no Hospital de Farroupilha. Ouvimos atentamente a professora Ana Maria Macedo, durante entrevista na última segunda-feira (10).
Entendemos que foi uma experiência ruim vivenciada em nossa instituição devido a uma série de fatores, como dificuldade de comunicação e entendimento das burocracias que envolvem a transferência hospitalar via Gerint. Concordamos que muitas das colocações são verdadeiras e já foram corrigidas. Buscamos sempre melhorias destes processos. Fazemos regularmente reuniões com os profissionais para discutir formas de melhorar a assistência e a experiência do paciente nesta instituição.
Como medidas gerais, atualmente as informações médicas são passadas diariamente aos familiares, de forma presencial, e por telefone, quando necessário. Visitas na ala de suspeitos e confirmados para Covid-19 são proibidas. O serviço social realiza diariamente chamadas de vídeo com os pacientes e seus familiares.
Especificamente em relação ao caso do paciente em questão, foi solicitado transferência com base nos parâmetros apresentados pelo paciente e evoluídos em prontuário, não sendo permitido, pelo sistema, solicitação de leito de UTI com parâmetros estáveis. Ao desestabilizar os parâmetros, foi solicitada alteração para leito de UTI, a qual foi atendida pela regulação estadual de leitos. Porém, esta não disponibilizou o caso para o Hospital de Clínica de Porto Alegre, apesar de constar contato direto com a plantonista do HCPA, conforme relato da familiar.
No que tange a condutas clínicas, seguimos as orientações e protocolos do Ministério da Saúde para manejo dos casos suspeitos e confirmados. O paciente Newton recebeu todos os tratamentos necessários durante o período que esteve no HBJ. Estamos diante de uma pandemia totalmente imprevisível e com desfechos incertos. Mesmo assim, buscamos o melhor para a assistência aos nossos pacientes.
Nós, da Associação Hospitalar Vila Nova, quando fomos convidados pelo prefeito Tito e pela secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, para gerir o HBJ, viemos com vários objetivos, entre os quais oferecer um serviço de qualidade para a população de Taquara, acolhendo de forma humanizada os nossos pacientes e familiares, bem como oferecendo todo o suporte necessário para assistência aos casos, resgatando a imagem do hospital perante a população.
Mais uma vez, lamentamos o desfecho e a experiência ruim. Seguiremos trabalhando para melhorar nossos processos. Estamos à disposição da senhora Ana Maria Macedo para recebê-la em nosso hospital e esclarecer quaisquer outras questões referentes ao caso.
Aproveitamos o ensejo e informamos que nosso serviço de Ouvidoria está à disposição de todos os usuários para quaisquer dúvidas e orientações, pelo telefone (51) 2500.9300 ramal 9317, email ouvidoriahbj@ahvn.com.br ou presencialmente no HBJ.
Taquara, 13 de agosto de 2020.“