
No dia em que Rolante comemora mais um ano de história, nesta sexta-feira (28/2), o humorista e influenciador Elzinga compartilhou um depoimento especial com a Rádio Taquara sobre sua relação com o município. Conhecido por seu olhar curioso e bem-humorado sobre diferentes lugares, ele revelou que Rolante foi uma de suas maiores descobertas em 2024, ano em que visitou a cidade pela primeira vez.
A chegada ao município aconteceu por acaso, a partir de um trabalho que o levou à região. De imediato, Elzinga se encantou com a arquitetura local e com as árvores que marcam a entrada da cidade. O interesse despertado o fez entrar em contato com a Secretaria de Turismo para conhecer melhor a história e os atrativos de Rolante. Foi assim que ele teve o primeiro contato com pontos turísticos como a Cascata das Andorinhas e a ligação da cidade com o cantor Teixeirinha, elementos já conhecidos pelos gaúchos.
No entanto, o que realmente marcou a experiência do humorista foi a descoberta da tradição da cuca de Rolante. Ele conta que ouviu falar sobre a importância do doce e sobre a campanha para que a iguaria fosse reconhecida como patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul, o que se concretizou posteriormente. O entusiasmo foi tanto que Elzinga decidiu registrar a cultura local em um documentário gravado na cidade.
O humorista destacou o acolhimento da comunidade rolantense como um dos aspectos mais impressionantes da visita. Segundo ele, a recepção calorosa das pessoas em todos os lugares tornou sua experiência ainda mais especial. Entre as diversas vivências que teve, acompanhar a produção da cuca foi uma das mais marcantes.
“Não sou eu puxando o saco da cuca porque estamos aqui no lançamento do sabor da cuca, mas foi uma experiência fantástica acordar de madrugada para ver o preparo, acompanhar as cuqueiras colocando literalmente a mão na massa, recheando as cucas, assando e depois cortando para a gente provar”, relatou.
Elzinga reforçou sua admiração pelo município e fez um convite ao público para conhecer Rolante. “Se algum dia tiverem a oportunidade de vir à cidade e experimentar essa cuca, vocês vão voltar sempre. E eu sei de gente que veio para cá e acabou decidindo morar aqui por causa disso”, afirmou.


