Igrejinha inicia trajetória em busca da primeira divisão do futebol gaúcho

Tricolor do Paranhana enfrentará o Brasil de Farroupilha, neste sábado (14), a partir das 11 horas; transmissão pelas rádios Taquara AM 1490 e 89.1 FM.
Publicado em 13/08/2021 22:46 | Atualizado em 13/08/2021 22:47 Off
Por Vinicius Linden

Um campeonato diferente começa, neste sábado (14), para o Esporte Clube Igrejinha. Em meio ainda aos impactos da pandemia, o futebol profissional volta ao Vale do Paranhana, com o Tricolor disputando a Série A2 do Campeonato Gaúcho e buscando uma vaga na elite do estadual em 2022. O Igrejinha enfrentará o Brasil de Farroupilha na estreia da competição, a partir das 11 horas, com transmissão pelas rádios Taquara AM 1490 e 89.1 FM.

É um jogo sem público – portanto, do rádio para o torcedor que quiser acompanhar seu time gratuitamente, de casa. O presidente do Igrejinha, Gabriel Touguinha, diz que, momentos antes da partida, é normal a ansiedade para o início da competição. A previsão, segundo ele, é de que os jogos continuem sem a presença de público ao menos durante a primeira fase. Mas, reavaliações estão ocorrendo continuamente pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e governo do Estado.

Segundo Gabriel, o trabalho vem sendo realizado há bastante tempo pelo Igrejinha. Foram quatro amistosos, dois deles contra o forte time do Avenida, de Santa Cruz do Sul. Na manhã desta sexta-feira (13), foi realizado o último treino da equipe, momento em que o técnico Maurício Burzlaff repassou mais orientações aos jogadores.

Gabriel enfatizou que o clube mantém a sua filosofia e cultura na montagem do elenco. Mudaram alguns nomes, mas essa estrutura não foi alterada. O maior exemplo disso, segundo ele, é o próprio nome de Maurício como técnico pelo segundo ano consecutivo, na valorização de um profissional que já está há sete anos no clube. Neste ano, o grupo é um pouco mais enxuto, devido às condições orçamentárias, mas Gabriel assegura que foi montada uma equipe pensando na competitividade para a campeonato.

Ouça entrevista com Gabriel Touguinha:

O jogo deste sábado terá arbitragem de Lucas Nunes Couto, que será auxiliado por Cássio Pires Dornelles e Natan Borges dos Santos. O quarto árbitro será Michel Meirelles Flores.

Estádio do Igrejinha: tudo pronto para a primeira rodada da competição. Foto: Divulgação

Como funciona o regulamento

Os 16 clubes estão divididos em dois grupos com oito equipes em cada. A primeira fase será disputada em turno e returno, classificando-se os quatro melhores de cada chave para as quartas de final. A partir dessa etapa, os jogos serão em mata-mata de ida e volta, prosseguindo assim na semifinal e na final.

O campeão e o vice-campeão sobem para o Gauchão Série A 2022. Os piores colocados de cada grupo da fase inicial serão rebaixados para o Gauchão Série B – Segunda Divisão.

>> Deixe sua opinião: