Igrejinha será contemplada pelo governo do Estado e ampliará número de castrações de animais no Castrafixo

O governo do Estado lançou, nesta semana, um programa inédito voltado às políticas públicas de proteção animal: Melhores Amigos - Bicho Sente como Gente.
Publicado em 01/10/2021 10:31 | Atualizado em 01/10/2021 10:32 Off
Por Alan Júnior
Foto: Divulgação/Prefeitura de Igrejinha

O Município de Igrejinha participou do ato de lançamento do programa “Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente” em Porto Alegre, representado pelo vice-prefeito Joãozinho Lopes e pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá.

Desenvolvido pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) do Estado do Rio Grande do Sul, inicialmente o programa terá duas ações importantes: uma campanha de sensibilização e educação da população contra os maus-tratos aos animais e um projeto de castração de cães e gatos mediante convênio com 67 municípios do Estado. 

Até o final deste ano, um total de 109 prefeituras receberá recursos para realizar a esterilização de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social, com a destinação de R$ 5 milhões provenientes do Tesouro do Estado.

Igrejinha será contemplada na 2º etapa do programa com o recebimento de R$ 25.500 para auxiliar nos trabalhos de castrações dos animais.

“A possibilidade de ampliar o número de castrações através do programa do Estado auxiliará o município nessa importante missão de saúde pública e de cuidado com os animais de rua ou em situação de vulnerabilidade. Possuímos em Igrejinha um espaço moderno, amplo e equipado, em que os animais recebem todos os cuidados, bem como um microchip de identificação. Essas ações importantes reduzem o número de abandonos, a fome, a dor e o sofrimento”, destaca o vice-prefeito.

Segundo o secretário Jeferson Corá, estão sendo castrados em média 80 animais por mês no CastraFixo de Igrejinha, e o recurso servirá para ampliar esse atendimento. “Nós buscamos recursos para o Município em todas as áreas possíveis. Não seria diferente na causa animal que tem tido a devida atenção no nosso trabalho”, explica.

A cerimônia, realizada no Palácio Piratini, teve a participação do governador Eduardo Leite, da secretária de  Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (SICDHAS) Regina Becker Fortunati, de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, entidades e protetores e protetoras independentes do Estado.

>> Deixe sua opinião: