Imagens mostram vandalismo contra tachões em Taquara

Prefeitura promete repor dispositivos na rua Tristão Monteiro.
Publicado em 06/12/2018 15:10 | Atualizado em 08/12/2018 09:07 Off
Por Vinicius Linden

Um ato de vandalismo na rua Tristão Monteiro, no Centro, em Taquara, foi registrado por câmeras de segurança na madrugada desta quinta-feira (6): um homem, provavelmente com uma marreta, destrói tachões na esquina da via com a rua Bento Gonçalves. Polêmicos, os dispositivos instalados já foram alvo de reclamações de comerciantes próximos. As imagens foram divulgadas pelo advogado e ex-vereador de Taquara Fabiano Tacachi Matte, que também disponibilizou as gravações à Polícia Civil.

O secretário de Segurança e Trânsito de Taquara, Lorival da Rosa, lamentou o episódio. Explicou que a Prefeitura providenciará a reposição dos tachões a partir desta sexta-feira (7) e lamentou o prejuízo aos cofres públicos, que envolve, desde a compra de novos dispositivos, bem como a mobilização de servidores para a recolocação. Além disso, há transtornos ao trânsito, com o fechamento da via, o que impacta, também, no comércio das redondezas.

Lorival disse que ainda não tem os cálculos exatos do prejuízo sofrido pela Prefeitura, mas disse que foram destruídos cerca de 15 a 20 tachões. O secretário providenciará um registro de ocorrência na Polícia Civil pedindo a investigação sobre o dano ao patrimônio público e disponibilizará imagens da câmera da Prefeitura. Buscará, também, outras gravações de câmeras próximas.

O secretário enfatizou que, na terça-feira (5), durante a audiência pública sobre o plano de mobilidade urbana, um grupo de pessoas chegou a pedir a palavra para reclamar daquela sinalização. Contudo, Lorival disse que aquele não seria o fórum adequado, uma vez que debateria a mobilidade de Taquara como um todo, mas afirmou ter se colocado à disposição para discutir o assunto em outras reuniões. O secretário frisou que os tachões instalados naquele local seguiram um projeto técnico que visa a garantir mais fluidez o trânsito, eliminando congestionamentos que ocorriam seguidamente no local.

Tachões destruídos na esquina da rua Tristão Monteiro com Bento Gonçalves. Rafael Rosa/Reprodução Facebook

>> Deixe sua opinião: