Geral

Êxito: Projeto Saúde na Praça, de Igrejinha, ganha destaque estadual

IGREJINHA – Criado em abril, o Saúde na Praça recebeu agremiação de nível estadual, em julho. O projeto ganhou certificado

IGREJINHA – Criado em abril, o Saúde na Praça recebeu agremiação de nível estadual, em julho. O projeto ganhou certificado de Experiência Exitosa do SUS, concebido pelo Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul). A premiação aconteceu em Porto Alegre.

 

“Foi muito gratificante recebermos este prêmio, pois tudo começou como uma pequena ideia. É o reconhecimento a um trabalho desenvolvido em equipe, e que certamente trará mais visibilidade ao projeto”, destacou a secretária de Saúde, Simone Amaral. “O principal objetivo da iniciativa é realizar ações que promovam a saúde, apontando o caminho da prevenção ao invés do tratamento. Espero que outras pessoas, prefeituras e órgãos adotem projetos semelhantes, compreendendo a importância da promoção de saúde”, continuou.

 

O Saúde na Praça é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, mas se faz possível através de uma parceria entre diversas entidades, como Hospital Bom Pastor, Câmara de Vereadores, Laboratório Bom Pastor, Horto Alecrim e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de farmácias locais. Funciona assim: todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 13h30min, a praça Dona Luísa recebe as ações do projeto. São oferecidos diversos serviços, como Shiatsu, medição da pressão arterial, sessões de massagem, limpeza de pele, palestras sobre alimentação saudável, todos gratuitamente.

 

Na quarta-feira, a reportagem acompanhou as atividades na praça. Na ocasião, Telmo Silva, do Horto Alecrim, falou sobre seu livro “Ervas & Plantas Medicinais do empírico ao científico”, destacando a importância de uma rotina e alimentação saudáveis. Ao mesmo tempo, a farmácia São João oferecia limpeza de pele, degustação de chá e aferição da pressão arterial. Além da São João, as farmácias Bom Pastor, Qualitá, Santé e Seis também integram o projeto.

 

“Todos os dias cerca de 20 pessoas acompanham as atividades. As pessoas estão em sua folga do almoço ou fazendo algo pelo centro e aproveitam para passar aqui, conhecer mais sobre um assunto, utilizar um serviço. Temos um retorno muito positivo da comunidade, e muitas pessoas acompanham a grade da programação”, comentou a coordenadora da atividade, Fabiana Briato Rasia.

Leave a Reply