Geral

Encontro Regional de Defesa Civil ocorrerá em julho

TRÊS COROAS – A Oficina Regional Permanente de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Altos Sinos

TRÊS COROAS – A Oficina Regional Permanente de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Altos Sinos realizará, em julho, o sétimo Encontro Regional de Defesa Civil. O evento acontecerá no dia 7, no Centro de Cultura de Três Coroas, com o tema "Os efeitos dos desastres naturais em áreas de vocação turística – Ações e estratégias para redução de danos e prejuízos".

 

A programação do evento foi divulgada nesta semana. A solenidade de abertura está marcada para as 7h30min e, às 9 horas, haverá palestra sobre "Estratégia integrada para redução do risco de desastres", com o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ainda pela manhã, o diretor do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes, fará palestra com o tema "Tecnologias modernas e previsão de eventos extremos". 

 

Às 13h30min, o coordenador da Oficina Regional de Defesa Civil, Cláudio Rocha, divulgará as atividades e resultados do órgão. Depois, haverá mesa coletiva com a participação do coordenador do curso de Turismo da Faccat, Álvaro Machado, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Evandro Schütz, e o presidente do Sindicato de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias, Fernando Boscardin. Eles falarão sobre os seguintes temas, respectivamente: "A universidade e o ensino do turimo – Contribuições e possibilidades na gestão do risco de desastres"; "A contribuição dos órgãos de classe e turismo na redução dos impactos dos desastres"; e "Os impactos econômicos dos desastres na estrutura hoteleira e gastronômica". O encerramento está previsto para as 17h30min. 

 

As inscrições poderão ser feitas somente até a próxima quinta-feira, de forma gratuita, no site www.bombeirosrolante.com.br. O encontro regional tem como objetivo promover o conhecimento e a integração entre os órgãos de Defesa Civil e conscientizar as comunidades sobre a importância da percepção do risco. Também serve como comemoração ao Dia Estadual de Defesa Civil. (VL)

Leave a Reply