Instituto Jogue Limpo estará em Taquara recolhendo embalagens de óleos gratuitamente

Empresas e a comunidade em geral já podem armazenar as embalagens de óleos lubrificantes para o descarte, que ocorrerá em outubro
Publicado em 01/09/2021 15:31 | Atualizado em 01/09/2021 18:55 Off
Por Alan Júnior

A logística reversa de produtos considerados reaproveitados é uma das formas que mais impactam positivamente no Meio Ambiente. Pensando nisso, a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos de Taquara vem estudando alternativas para promover a logística reversa de alguns materiais dispensados pela comunidade como as embalagens de óleos lubrificantes. No dia 6 de outubro, às 8h30min, no estacionamento da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (rua Júlio de Castilhos, 1486 – Morro do Leôncio), o caminhão do Instituto Jogue Limpo – associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante – estará por duas horas no local recolhendo as embalagens, sem custo algum para a prefeitura ou para a população.

“A logística normal de um produto inicia pela sua confecção em uma determinada fábrica/empresa até o consumo, mas depois que este produto é consumido, o que se faz com o que sobrou? Aí entra a logística reversa onde esta “sobra” retorna para ser reaproveitada, reutilizada. É o que acontece com as embalagens de óleos lubrificantes, após a utilização do óleo a embalagem precisa ser dispensada, jogada fora, mas onde devemos descartar este material? Então contatamos o Instituto Jogue Limpo para nos auxiliar nesta demanda”, menciona a fiscal ambiental, Dione Gelinger.

Quem pode participar?

Qualquer empresa poderá participar destinando as embalagens, aquelas que ainda não são cadastradas e quiserem manter a logística reversa com a empresa, sem nenhum custo, podem fazer o cadastro no momento. Atualmente, o instituto atende cerca de 30 empresas de Taquara, o que faz com que estejam em contato semanalmente com o município que é uma das rotas regionais.

“Em Taquara a maior parte dos cadastrados são postos de gasolina, a informação não chega aos pequenos empresários por isso decidimos fazer um dia de campanha direcionada também ao pequeno e médio empreendedor. Se por algum motivo a pessoa tiver alguma embalagem em casa também pode levar neste dia”, menciona Dione, observando que esta questão da logística reversa está sendo trabalhada com intensidade na pasta.

Instituto Jogue Limpo

O Instituto Jogue Limpo é uma associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante. É a entidade gestora responsável por realizar a logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas e de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). O serviço é totalmente gratuito ao gerador e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e Secretarias Estaduais de Meio Ambiente como sistema de Logística Reversa oficial do setor. A sede do instituto fica no Rio de Janeiro, e no Rio Grande do Sul há unidades em Passo Fundo, Santa Maria e em Canoas, que é referência para Taquara.

Central Canoas
Rua Pandiá Calógeras 804, Niterói – Canoas
CEP: 92120-150
Tel: (51)3032 – 4433

https://www.joguelimpo.org.br/

>> Deixe sua opinião: