Cultura e Lazer Geral

Instituto Pró-Cidadania marca presença em encontro nacional sobre educação e cultura em Fortaleza

Participação acontece em reconhecimento ao projeto Arte e Cultura em Movimento, que capacitou indivíduos em diversas linguagens artísticas e culturais, em Taquara
Evento reunirá iniciativas de todas as regiões do país que atuam com formação artística e cultural de base comunitária (Viktor Braga)

O Instituto Pró-Cidadania (IPC) será uma das 68 organizações participantes do Encontro da Rede Nacional Escolas Livres – o balanço da rede 2025, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de maio, em Fortaleza-CE. O evento, promovido pelo Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), reunirá iniciativas de todas as regiões do país que atuam com formação artística e cultural de base comunitária.

A participação do IPC acontece em reconhecimento ao projeto Arte e Cultura em Movimento, um projeto que capacitou indivíduos em diversas linguagens artísticas e culturais, em Taquara-RS e Duque de Caxias-RJ, promovendo o desenvolvimento pessoal de jovens e mulheres e sua inserção no mercado de trabalho. A iniciativa se destaca por sua atuação em diferentes territórios do país, combinando acessibilidade, valorização da diversidade e protagonismo social.

No Rio de Janeiro, o IPC desenvolveu o curso Produção e edição de vídeo em celular, em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho. A proposta era ensinar técnicas de audiovisual utilizando tecnologias acessíveis, como smartphones, incentivando a expressão cultural e criando oportunidades no mercado digital.

No Rio Grande do Sul, o curso Leitura Integral, realizado em parceria com a ONG Vida Breve, teve como foco o desenvolvimento do pensamento crítico de jovens por meio da leitura e da escrita interativa com diferentes mídias. Além disso, o projeto promoveu o curso de Breaking Dance (Hip Hop) para jovens de 10 a 17 anos. A iniciativa ganhou ainda mais relevância diante do processo de reconstrução da ONG, severamente afetada pelas enchentes que atingiram a região.

Já em âmbito nacional, o destaque é o curso a distância Sabores Afro-Brasileiros, lançado no dia 2 de fevereiro de 2025, data simbólica do Dia de Iemanjá. Ministrado pela chef Lourence Alves, doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde, o curso une gastronomia e ancestralidade, abordando receitas de matriz africana originadas em terreiros. A proposta vai além da culinária: busca promover o respeito às tradições religiosas afro-brasileiras e combater a intolerância religiosa, reafirmando o compromisso do IPC com a valorização da diversidade cultural.

Para Vanessa Sanches, co-fundadora e coordenadora-geral do IPC, a participação no encontro nacional representa o reconhecimento de um trabalho contínuo desenvolvido em diferentes regiões do Brasil: “Participar do Encontro Nacional das Escolas Livres, representando o Instituto Pró-Cidadania, é reafirmar o nosso compromisso com uma educação popular que nasce da escuta, da troca e da criação coletiva. Para nós, o IPC não é apenas uma associação — é um organismo vivo que pulsa com os territórios onde atua, que aprende com os saberes populares e constrói caminhos de autonomia junto com as comunidades. Esse encontro será uma celebração da diversidade de práticas, de linguagens, de experiências que desafiam modelos engessados e afirmam uma educação comprometida com a cidadania cultural, com a liberdade criadora e com a justiça social em nosso país.”

O Encontro da Rede Nacional Escolas Livres faz parte de uma estratégia do Ministério da Cultura para fortalecer ações de formação em arte e cultura com base comunitária. A iniciativa visa ampliar o acesso à cultura em territórios historicamente excluídos, reconhecendo e apoiando experiências locais que promovem a autonomia, o pertencimento e o desenvolvimento humano por meio da arte.

A Rede Nacional de Escolas Livres valoriza metodologias populares, saberes tradicionais e práticas pedagógicas emancipatórias, articulando uma política pública comprometida com os direitos culturais e a justiça social. Durante o evento em Fortaleza, o IPC integrará as atividades da programação, como oficinas, rodas de conversa e trocas de experiências, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à formação cultural em todo o país.

O projeto Arte e Cultura em Movimento é uma parceria do Instituto Pró-Cidadaia (IPC) com o Ministério da Cultura (MinC) por meio do termo de fomento 949517/2023. Para mais informações sobre O projeto, acompanhe as redes sociais do IPC no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre o Instituto Pró-Cidadania

O Instituto Pró-Cidadania, fundado em 2003 como Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim do Prado, em Taquara, Rio Grande do Sul, se transformou em instituto em 2019. Com mais de 20 anos de atuação, o IPC promove inclusão social por meio da cultura, educação, esporte, turismo e lazer. Certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC) e reconhecido como Cultura Viva pelo Governo do Rio Grande do Sul, o IPC integra a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura do MinC, através da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli).