Geral
  TRADICIONALISMO

Jovem de Parobé é eleito o 1º Piá do Rio Grande do Sul

Guilherme Mergener da Silveira é integrante do CTG Sangue Nativo
Foto: Arquivo Pessoal

No último sábado (23), durante o 33º Entrevero Cultural de Peões, ocorrido no Parque de Exposições Telmo José Schardong e no CTG Galpão da Boa Vontade, em Palmeira das Missões, Guilherme Mergener da Silveira, de 13 anos, jovem integrante do CTG Sangue Nativo, de Parobé, foi eleito o 1º Piá do Rio Grande do Sul.

Organizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a competição teve avaliações de conhecimento artístico e campeiro, com prova escrita de 25 questões, com conteúdos sobre história, tradição, tradicionalismos e folclore. 

Além da parte escrita, em que Guilherme obteve a nota mais alta do concurso, os candidatos também foram avaliados em uma prova artística, onde tiveram que dançar, cantar e declamar; e uma prova oral, onde o tema foi brincadeiras e brinquedos. O peão de Parobé decidiu falar sobre o carrinho de lomba, brinquedo que aprendeu a gostar com seus avós maternos, que também foram os responsáveis por sua paixão pela parte campeira.

Na prova campeira, Guilherme realizou a prova do mate, trazendo a história do chimarrão e suas características, a encilha do cavalo e a prova da vaca parada, em que ele acertou as três armadas e gabaritou a prova.

Cinara Calvi da Silva, patroa do CTG Sangue Nativo de Parobé, comemorou a vitória do jovem, destacando a importância da conquista não apenas para o CTG, mas também para toda a 22ª Região Tradicionalista (RT), já que esta é a primeira vez na historia de 33 anos do Entrevero que um representante estadual é eleito na gestão de peões do Rio Grande do Sul.

Criado no ano de 1988, com o título de “Concurso Troféu Farroupilha”, o Entrevero inicialmente foi realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas, em 1989. Em 1991, passou a ser realizado junto a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), e a partir de 1992 o evento ganhou local próprio para sua realização, a cidade do Peão Farroupilha. Em 1995 foi criada a categoria juvenil, denominada de “Guri Farroupilha” e em 2012 a categoria mirim, o “Piá Farroupilha”.

Em seu retorno a Parobé, no início da noite de domingo, Guilherme foi homenageado pelos integrantes do CTG Sangue Nativo, amigos e familiares, sendo recepcionado com carreata e desfile pelas ruas da cidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Foto: Divulgação/Júlio Fotografia

Confira a lista de todos os vencedores do 33º Entrevero Cultural de Peões, nas categorias Peão, Guri e Piá:

Categoria Peão:

1° Peão Farroupilha – Eloir Wichinheski Junior, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Ijuí, 9ª RT.

2° Peão Farroupilha – Matheus Henrique Cocenski, CTG Guardiões da Fronteira, Tenente Portela, 20ª RT.

3° Peão Farroupilha – Matheus dos Santos Sachett, CTG Sentinela da Querência, Santa Maria, 13ª RT.

Categoria Guri:

1° Guri Farroupilha – Djonatan Júlio Ubessi Streit, CTG Rancho dos Tropeiros, Ibirubá, 9ª RT.

2° Guri Farroupilha – Mateus Cruz Rodrigues, CTG Sentinela da Querência, Santa Maria, 13ª RT.

3° Guri Farroupilha – Leonardo Aloisio Andreolla, CTG Manoel Teixeira, Tapejara, 7ª RT.

Categoria Piá:

1º Piá Farroupilha – Guilherme Mergener da Silveira, CTG Sangue Nativo, Parobé, 22ª RT.

2º Piá Farroupilha – Gabriel Kothe Bartz, CTG Lanceiros de Santa Cruz, Santa Cruz do Sul, 5ª RT.

3º Piá Farroupilha – Gustavo Prietsch dos Santos, CCN Sentinela do Rio Grande, Rio Grande, 6ª RT.

Foto: Divulgação/MTG