Lançamento de livro sobre Taquara será destaque no segundo dia da Feira Literária

Publicação da autora Léia Cassol conta a história do Município.
Publicado em 04/11/2021 17:33 Off
Por Vinicius Linden
Feira começou nesta quinta-feira (4) e segue até sábado (6)
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

O segundo dia da Feira Literária de Taquara, nesta sexta-feira (5), terá o lançamento do livro “Era Uma Vez em Taquara”, feito pela autora Léia Cassol. No evento, ela fará palestras com o público presente, em que abordará sobre a publicação, que conta sobre a história do Município através do olhar infantojuvenil. A feira é realizada até sábado (6), na Rua Coberta, localizada no Bairro Centro, das 8h às 21h, e tem a realização da Prefeitura de Taquara, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), e do Serviço Social do Comércio (Sesc), contando com o apoio das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Os bate-papos com Léia Cassol serão às 8h30, 9h30, 13h30 e 14h30, nos quais o público poderá acompanhar detalhes de sua publicação lançada na Feira Literária de Taquara, como também conhecer a sua carreira. Nascida no Paraná, a escritora entrou na literatura ainda pequena, pelas histórias que seu pai lhe contava. Na escola, encontrou uma professora que a encantou com as histórias vistas nos livros.

Com 16 anos, foi morar em Porto Alegre, e começou a trabalhar em editoras. Seu hábito pela leitura só aumentou, e passou a participar de feiras de livros e a contar histórias em escolas. Hoje, é autora de publicações da literatura infantojuvenil. Entre as obras já escritas, estão as que contam histórias de outras cidades gaúchas.

Mais atrações

Na Rua Coberta, a sexta-feira também terá uma apresentação musical com o Bando Celta, às 10h15, Hora do Silêncio, às 17h, e atrações musicais a partir das 18h30. As atividades do segundo dia da Feira Literária de Taquara se encerram às 21h.

Uma novidade da edição deste ano é a descentralização da programação cultural, com eventos em escolas e demais localidades. “Desta forma, a comunidade poderá acompanhar de perto algumas das nossas atrações. Convidamos todos os moradores para prestigiar a nossa Feira Literária, que está com uma programação incrível, com grandes personalidades”, destaca a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

Nesta sexta-feira, o Bando Celta também se apresentará às 15h na Escola CIEP, no Bairro Empresa, e a partir das 17h30, na localidade do Quilombo do Paredão, que também terá contação de histórias para os moradores daquela região. E na Faccat, às 14h, tem um bate-papo com José Verá, cacique Ramon. Ele é autor do livro “Nhem Baraeté Reko Ra’i: fortalecendo a sabedoria” (Riacho), que reúne seus desenhos e histórias da cultura guarani. O escritor mora na Aldeia Yvyty Porã, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Confira a programação completa da Feira Literária de Taquara nesta sexta e sábado

DIA 05/11 (sexta-feira)
8h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol”
9h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol
10h15 – Apresentação musical com “Bando Celta”
13h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol”
14h – Bate-papo com José Verá, cacique Ramon e IFRS (auditório prédio administrativo da Faccat)
14h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol
15h – Apresentação musical com “Bando Celta” (escola CIEP)
16h – Serenata literária em Lares de Idosos
17h – Hora do silêncio
17h30 – Contação de histórias + apresentação musical com “Bando Celta” (localidade de Quilombo)
18h30 – Música na feira (Voz e Harpa)
19h – Música na feira (RAP com Lucas Blumm)
20h – Conversa com Lilian Rocha, Jenifer Machado e IFRS – ONLINE

DIA 06/11 (sábado)
9h – Palco Aberto
Feira de Artesanato
Escritores Locais
14h – Roda de conversa com escritores locais
15h – Espetáculo teatral “Filó de Bolso” – A menina do cabelo vermelho
16h – Piquenique na praça ao som de Jazz e Blues
17h – Encerramento da Feira Literária de Taquara

>> Deixe sua opinião: