Liga Acadêmica de Oncologia da Unisinos promoveu ação contra o câncer de mama em Taquara

O evento integra a programação da Campanha Outubro Rosa e abrangeu as UBSs dos bairros Empresa, Mundo Novo, Eldorado, Santa Maria e Santa Teresinha.
Publicado em 21/10/2021 10:01 Off
Por Alan Júnior

Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Estudantes de Medicina e Biomedicina da Liga Acadêmica de Oncologia (Laonco), da Unisinos, promoveram na manhã desta quarta-feira (20), ação de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O evento integra a programação da Campanha Outubro Rosa em Taquara e abrangeu as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Empresa, Mundo Novo, Eldorado, Santa Maria e Santa Teresinha.

Durante a atividade os universitários Lucas André Martelli, Mizaeli da Silva Rodrigues e Samanta Brangel Pereira abordaram pacientes e funcionários na UBS Santa Teresinha. “O intuito é verificar se a pessoa tem o costume de fazer o preventivo anualmente, o papanicolau e o exame de mama, lembrando a importância desta pequena atitude, oferecer panfletos informativos e orientar as pessoas a marcarem os exames que é fornecido sem custo pelo SUS”, menciona Lucas. 

Em atendimento na UBS, a médica clínica doutora Giovana Schneiders, salienta a relevância deste acolhimento aos pacientes. “É uma ação educativa de extrema importância, pois pelo menos duas vezes na semana atendo pacientes idosas que nunca realizaram mamografia. Acredito que quando alguém oferece este acolhimento de orientação, as pessoas aderem mais, aumentando o rastreio de câncer de mama, já que é tão importante o diagnóstico precoce para que a paciente tenha uma chance de tratamento curativo e não só paliativo”, revela a médica.

Segundo a presidente da Laonco/Unisinos, Neyre Cândido Rangel, a Liga tem entre suas diretrizes a função de retribuir o conhecimento adquirido na universidade para a  sociedade. “A nossa vinda a Taquara, em uma data tão especial quanto o Outubro Rosa, faz parte da função social da Laonco de promover educação em saúde. Com a informação podemos modificar o curso de uma vida e toda a sua rede de apoio, pois o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de vida. Cuidar da mulher é cuidar da sociedade e estamos construindo com todo o apoio do curso de Medicina da Unisinos, que a nossa formação também é cidadã e, portanto, não são números, economia; mas as mães, avós, família, amigas e amores das nossas vidas”, reitera Neyre.

Dia D “Rosa”

Integrando a Campanha Outubro Rosa no Município, no sábado (23), será promovido o Dia D “Rosa”, das 9h às 11h, na Rua Coberta de Taquara disponibilizando momentos de embelezamento, orientação profissional, avaliação e orientações nutricionais, reiki (Mantras Terapias complementares), ponto de recebimento para doações de mechas de cabelo, lenços e uma diversidade de serviços a quem passar pelo evento. 

Pedágio do Cuidado

Ainda no sábado (23), das 10h às 12h, haverá o “Pedágio do Cuidado”, na esquina do Banrisul, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz (PCF).

Próximos momentos Outubro Rosa

Na próxima quarta-feira (27), às 14h, ocorre o Dia D na UBS Santa Cruz da Concórdia. Na quinta-feira (28), às 19h30min, o Culto Ecumênico da Saúde, na Igreja Mãe Santíssima, no espaço Alles Blau e encerrando as atividades, no domingo (31), às 15h, será promovido o evento Laços de Amor, no Parque do Trabalhador. A Campanha Outubro Rosa conta com a organização da Associação Hospitalar Vila Nova, Câmara de Vereadores, Embaixada Feminina de Amor pelo HBJ, Laços de Amor, Lions Clube, Oncoprev, Polícia Civil, secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, de Educação, Cultura e Esportes e de Saúde e Sindilojas-VP.

>> Deixe sua opinião: