Educação Geral
  LANÇAMENTO

Livro criado com a proposta de incentivar a pesquisa científica entre os jovens estudantes será lançado pela Faccat

Obra tem ilustrações de 11 alunos do ensino fundamental
Fotos: Claucia Ferreira/Faccat

Criado com a proposta de incentivar os estudantes do ensino fundamental a se interessarem mais por pesquisa científica, o livro “Todas as Cores do Saber”, elaborado por uma equipe das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), será lançado no próximo dia 06 de maio.

Organizada pelo vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Tadeu Ramos Morais, e como autoras as docentes Luciane Maria Raupp e Patrícia Fernanda Carmem Kebach, a obra foi elaborada a partir de ilustrações feitas por 11 estudantes, jovens “cientistas” que se aventuraram no mundo da pesquisa em 2019 e que hoje colhem os frutos das sementes plantadas lá atrás.

Obra foi organizada pelo vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Tadeu Ramos Morais

Entre os desenhos destaques do projeto de ilustração também foi definida a mascote da Mostra de Iniciação Científica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, daquela edição, durante o concurso Pequeno Pesquisador. A personagem principal do livro, que tem 20 páginas, é a Íris, que na ocasião foi a ilustração vencedora. 

Conforme a professora Patrícia Kebach, a obra tem como objetivo servir de material didático para as crianças aprenderem mais sobre como realizar uma pesquisa científica e o porquê de sua relevância.

“Através da história pensada para o público infantil, os professores poderão introduzir o assunto e despertar a curiosidade das crianças em relação às atividades de Iniciação Científica”, revela Patrícia.

Para ela, o incentivo à pesquisa científica deve começar precocemente e o livro é uma forma de instigar nos estudantes o gosto pelas descobertas, além de promover um elo significativo nos processos de ensino e aprendizagem.

Para a professora Beibi Daiana Lamb, de Igrejinha, que em 2019 lecionava as disciplinas de Artes e Ciências, o concurso Pequeno Pesquisador foi muito incentivador para que os estudantes participassem da iniciativa.

“Como educadora da área das ciências e das humanas considero de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas em todos os espaços de educação, desde a Educação Infantil e o livro organizado pela Faccat, com uma história que incluiu os personagens criados no concurso Pequeno Pesquisador do ano de 2019, tem muito a contribuir com a iniciação científica, especialmente por ser de forma lúdica e fácil compreensão, despertando a curiosidade e o querer saber em nossos educandos”, destaca Beibi.

O vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Roberto de Morais, lembra que o Ensino, Pesquisa e Extensão são considerados o tripé da Educação e com isso o Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FACCAT) procurou romper paradigmas, aproximando a iniciação científica da educação básica, desde Educação Infantil ao Ensino Médio.

“Procuramos estimular os jovens a descobrir o desconhecido neste fascinante mundo da investigação científica. Foi assim que nasceu em 2019 o concurso Pequeno Pesquisador. Na época, o concurso visou junto às crianças e professores a partir do tema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a criação de personagens que personificam a formação de jovens capazes de entender o mundo contemporâneo da sustentabilidade.  Estamos felizes em entregar para a sociedade e as escolas em particular, o livro: Todas as cores do saber”, comemora Morais, que também é o coordenador do Mestrado da Faccat.

Devido à pandemia foi necessária uma pausa no desfecho final da obra, que agora volta a ser realizada pela Faccat, por meio do Mestrado de Desenvolvimento Regional, e conta com apoio da UniCred Região dos Vales. O livro “Todas as Cores do Saber” será lançado no dia 06 de maio, a partir das 20h, no Centro de Eventos da Faccat.

Crianças autoras das ilustrações que estão no livro:

Bernardo Paiva Madeira

Bruno Lopes Braga

 Cecilia Domiciano Moser

 Eduarda Gabriele Valandro de Souza

Ítalla Cibely Prass

 Julia Waschburger

 Kettlyn de Oliveira da Silveira

Lauren Bombona Helfeinstein

Lucas Sanuel Huhnfleisch Bitelo

Maria Clara Bandeira Verschoore Burlamaque

Nathalia Rezene Neves