Livro “Era Uma Vez em Taquara” é lançado na Feira Literária

Publicado pela escritora Léia Cassol, obra conta a história do Município.
Publicado em 05/11/2021 17:36 Off
Por Vinicius Linden
Prefeita Sirlei Silveira participou do ato de lançamento do livro “Era Uma Vez em Taquara”.
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Foi lançado nesta sexta-feira (5) o livro “Era Uma Vez em Taquara”, da autora Léia Cassol. A publicação foi apresentada no segundo dia da Feira Literária de Taquara, que é realizada na Rua Coberta até este sábado (6). A realização do evento é da Prefeitura de Taquara, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), e do Serviço Social do Comércio (Sesc), contando com o apoio das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O livro é o décimo de uma série de publicações nas quais a escritora relata a história de uma cidade através do olhar infantojuvenil. Léia destaca que foi encantador escrever sobre Taquara, sendo que ela já morou no Município, na localidade que hoje pertence a Parobé. “Eu gosto muito de conhecer a história das cidades, porque a cultura de um povo é sempre marcada por seus ancestrais. Quando descobrimos de onde vem, por onde começou e por que isso está aqui, entendemos muita coisa. Fazer o livro daqui foi uma experiência muito bacana”, comenta.

A preservação cultural e histórica foi lembrada pela prefeita Sirlei Silveira ao comentar sobre a importância da publicação para a comunidade. “Neste ano Taquara completou 135 anos. E é uma enorme satisfação ver a nossa história contada através deste livro infantojuvenil. Agradecemos à Léia Cassol por sua iniciativa e empenho ao escrever sobre a cidade que tanto amamos”, salienta.

Léia Cassol entrou na literatura ainda pequena, quando ouvia as histórias que seu pai lhe contava. Com 16 anos, se mudou para Porto Alegre, onde começou a trabalhar em editoras, participando de feiras de livros e horas do conto em escolas, até começar a escrever seus próprios livros. Hoje, além de autora, ela também faz a contação de histórias. Contando com o seu mais novo lançamento, Léia já escreveu 81 livros, os quais trata como filhos. “Eu gosto de trabalhar com contos fantásticos. E como o nosso público são crianças do quarto, quinto ou sexto ano do Ensino Fundamental, conseguimos transformar os personagens conforme aquilo que nós gostaríamos de ser”, frisa a escritora.

Escritora fez apresentações de sua obra durante o evento.
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Participação na Feira

Em todas as suas apresentações, Léia divulga o livro “Era Uma Vez em Taquara”, e conta a sua história para o público presente, junto com o também contador de histórias Johnny Pedra. “É importante que as crianças saibam que aqui é um lugar de memórias, e que o que está aqui tem um motivo, para gerar pertencimento. Só preservamos aquilo que amamos. Se não conhecemos, não aprendemos a amar nada. O objetivo é fazer que a criança conheça a cidade para amar, e amar para preservar, para que as próximas gerações também possam conhecer, amar e preservar, e assim sucessivamente”, completa.

Exemplares estarão nas bibliotecas das escolas

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Taquara adquiriu 3 mil exemplares da publicação, que serão entregues nas bibliotecas das escolas da cidade. “Todas as escolas serão contempladas, não somente as municipais, como também as estaduais e particulares. ‘Era Uma Vez em Taquara’ é um livro muito importante sobre a nossa cidade e é um imenso prazer poder levá-lo à todos os educandários do Município”, ressalta a secretária Carla Silveira.

Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Confira a programação completa da Feira Literária de Taquara nesta sexta e sábado:

DIA 05/11 (sexta-feira)
8h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol”
9h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol
10h15 – Apresentação musical com “Bando Celta”
13h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol”
14h – Bate-papo com José Verá, cacique Ramon e IFRS (auditório prédio administrativo da Faccat)
14h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol
15h – Apresentação musical com “Bando Celta” (escola CIEP)
16h – Serenata literária em Lares de Idosos
17h – Hora do silêncio
17h30 – Contação de histórias + apresentação musical com “Bando Celta” (localidade de Quilombo)
18h30 – Música na feira (Voz e Harpa)
19h – Música na feira (RAP com Lucas Blumm)
20h – Conversa com Lilian Rocha, Jenifer Machado e IFRS – ONLINE

DIA 06/11 (sábado)
9h – Palco Aberto
Feira de Artesanato
Escritores Locais
14h – Roda de conversa com escritores locais
15h – Espetáculo teatral “Filó de Bolso” – A menina do cabelo vermelho
16h – Piquenique na praça ao som de Jazz e Blues
17h – Encerramento da Feira Literária de Taquara

>> Deixe sua opinião: