Marcos Kayser lança livro com a trajetória da Agenda Paranhana 2020

Obra retrata movimento de planejamento estratégico realizado na região com a liderança da Cics-VP.
Publicado em 17/11/2021 15:23 Off
Por Vinicius Linden

O empresário taquarense Marcos Kayser lançou, nesta terça-feira (16), o livro “Um lugar de primeiro mundo – A história de um planejamento estratégico para quem (não) acredita no Brasil”. A obra retrata toda a trajetória da Agenda Paranhana 2020, movimento de planejamento realizado na região entre 2006 e 2016, com a liderança da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (Cics-VP), entidade da qual Marcos foi presidente por dois mandatos.

O lançamento ocorreu em uma cerimônia pela internet, com transmissão pelo Facebook e YouTube da empresa Scopi, a qual Marcos é o atual CEO. A Agenda Paranhana foi realizada integrando diversos segmentos da sociedade regional, como entidades sociais, do poder público, empresariais e de trabalhadores, entre outros, buscando a formatação de um planejamento para uma região com mais qualidade de vida em 2020. A iniciativa se inspirou em movimentos semelhantes, como a Agenda RS 2020.

No lançamento do livro, Marcos Kayser relembrou o primeiro encontro da Agenda Paranhana 2020, realizado em 2006 no Ecoland, em Igrejinha, que teve a presença de mais de 300 lideranças da região discutindo propostas. Depois, em diversos encontros temáticos, a Agenda conseguiu construir um mapa estratégico para a região, com diversos eixos. Em seguida, foram elencados dezenas de projetos que constavam na Agenda Paranhana 2020, sob responsabilidade de diversos atores regionais.

Marcos conta que seu livro aborda toda essa sistemática da Agenda Paranhana, as eventuais dificuldades enfrentadas ao longo do caminho, bem como relata cada um dos 42 projetos que integraram o movimento. O empresário defendeu que o planejamento estratégico é importante para uma região, unindo a todos os segmentos da sociedade, de forma a evitar diversas questões muitas vezes enfrentadas pelo poder público. Reforçou que, atualmente, muitos dos problemas que os mandatários precisam resolver estão interligados à necessidade de um planejamento estratégico, que auxiliaria a evitar estas dificuldades.

Kayser esteve à frente da Cics-VP no lançamento e na liderança da Agenda Paranhana 2020 durante seus dois mandatos e depois seguiu como um dos coordenadores do movimento, junto com o empresário Roger Ritter, que sucedeu Marcos na presidência da Cics. Roger também participou do lançamento do livro e falou sobre a importância do trabalho de Marcos Kayser na Agenda Paranhana, bem como, fez a sua análise sobre o movimento, ressaltando que muitos dos projetos elencados ainda estão tendo frutos na região.

Assista a íntegra da cerimônia de lançamento do livro:

>> Deixe sua opinião: